Aprenda a fazer uma ‘Gibanica’; típica torta da Sérvia com maçãs e creme de queijo

Aprenda a fazer uma ‘Gibanica’; típica torta da Sérvia com maçãs e creme de queijo

Receita rende 10 pedaços e é extremamente saborosa.

Fátima Duarte, professora de Gastronomia em Santos, no litoral de São Paulo, ensinou a equipe do G1 a fazer uma gibanica doce, uma sobremesa típica da Sérvia. A torta é feita com massa filo e leva dois recheios, um de maçã e outro de creme de queijo. Há diferentes variações da torta, que pode ser encontrada tanto doce como salgada. Fátima fez uma adaptação da receita original com ingredientes que são encontrados no Brasil. A torta fica uma delícia e serve até 10 pedaços.

Ingredientes

– 10 folhas de massa filo

– 3 maçãs descascadas

– 50 gramas de uva passa

– 100 gramas de açúcar

– 1 colher de chá de extrato de baunilha

– 300 gramas de cream cheese

– 100 gramas de nozes picadas

– 1 limão

– 1 colher de canela em pó

– 3 ovos

– 50 gramas de manteiga derretida

– 200 gramas de creme de leite fresco

Modo de preparo

Para fazer o primeiro recheio, descasque as maçãs e corte-as em fatias finas, usando um cortador ou com uma faca. Em seguida, misture as maçãs com o suco de um limão, as raspas de um limão, a canela em pó, a baunilha e o açúcar. Misture bem os ingredientes. Por fim, retire a águas das uvas passas e acrescente a mistura.

Para o segundo recheio, adicione algumas gotas de limão no creme de leite. Em outro recipiente, bata os ovos e acrescente o cream cheese. Quando os dois ingredientes estiverem bem misturados, adicione o creme de leite aos poucos até obter um creme homogêneo.

Montagem

Unte uma forma redonda de fundo removível com a manteiga derretida. Coloque uma folha de massa filo. Depois, passe a manteiga por toda a massa e adicione mais uma folha. Alterne esse processo com pelo menos quatro folhas de massa filo para fazer a base da torta. Deixe as beiradas da massa para fora da forma.

Depois, adicione uma camada com as nozes picadas. Por cima, coloque o recheio de maçãs e faça mais uma camada de nozes. Cubra com o creme de queijo. Pegue as beiradas da forma e feche a torta. Adicione mais duas folhas de massa filo, sempre alternando com a manteiga derretida.

Para finalizar, bata um ovo e pincele a última folha de massa. Leve ao forno a uma temperatura mínima ou a 160ºC por cerca de 30 minutos. Decore com maçãs e nozes.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/culinaria-013/noticia/aprenda-a-fazer-uma-gibanica-tipica-torta-da-servia-com-macas-e-creme-de-queijo.ghtml



← Voltar
Sem comentários

Comentários encerrados