Bolo de Maçã e Canela

Bolo de Maçã e Canela

Um bolo úmido, com calda de frutas carameladas, facílimo de fazer!

Que tal um bolinho lindo, facílimo de fazer e delicioso para o lanche, para dividir com os colegas no trabalho ou mesmo para dar de presente pra uma pessoa especial? 
Essa receita é daquelas que depois da primeira vez vira figurinha fácil, e o melhor é que dá pra fazer aproveitando as frutas que já estão meio “velhinhas”, quase passando do ponto. Na minha casa, a versão de banana é a preferida, seguida pela de abacaxi e depois maçã e pera. Já fiz com banana e maçã juntas e ficou muito bom também. 
O mais “difícil” é fazer o caramelo, depois dele pronto e com as frutas já arrumadinhas na forma, é só bater os ingredientes na massa do liquidificador. E viva a praticidade! 
No passo a passo dá pra ver cada etapa (as fotos não estão lá essas coisas, mas enfim…cozinhar e fotografar ao mesmo tempo não é tão simples quanto parece, hahaha). 
1 – Prepare o caramelo – Coloque duas xícaras de açúcar em uma forma redonda e leve ao fogo, mexendo com uma colher de pau até derreter. Quando começar a ficar dourado, é hora de tirar do fogo, porque daí pra queimar o caramelo é um pulinho. Muita calma nessa hora! Espalhe também nas laterais da forma. 
2 – Arrume a fruta que escolher – maçã, banana, abacaxi, pera – sobre o caramelo, só no fundo da forma. 
3 – Polvilhe canela em pó sobre a fruta. É opcional, quem não gosta de canela pula essa parte.
4 – Bata todos os ingredientes no liquidificador – primeiro os líquidos com o açúcar, depois a farinha de trigo, o fermento vai por último – e despeje cuidadosamente a massa sobre as frutas. 
5 – Asse por 35 a 40 minutos e prontinho! Tem que desenformar ainda quente, para o caramelo não endurecer.
Sim…agora a receita completa: 
Bolo de Maçã e Canela (ou de banana, ou de abacaxi, ou de pera) 
Ingredientes
4 maçãs grandes ou 6 pequenas
3 ovos inteiros
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara de óleo
1 xícara de leite
Canela em pó
1 colher de fermento em pó
Para o caramelo:
2 xícaras de açúcar
Modo de fazer:
Prepare primeiro o caramelo. Coloque o açúcar na forma e leve ao fogo, mexendo com uma colher de pau até derreter por completo. Espalhe no fundo e laterais da forma. Arrume as maçãs em fatias por cima do caramelo.
Bata no liquidificador o leite, o açúcar, os ovos e óleo. Em seguida acrescente a farinha de trigo, a canela em pó, bata mais um pouco e por último acrescente o fermento.
Despeje na assadeira, sobre as maçãs, e leve ao forno por 30 a 40 minutos. Desenforme ainda quente, para não endurecer o caramelo. 
Edição: Natacha Maranhão

Tags:
, ,


← Voltar
Sem comentários

Comente