Brownie Vegano com purê de maçã

Brownie Vegano com purê de maçã

Alimentação Saudável

Este brownie vegano é super úmido por dentro — e tem uma cobertura cremosa

Esta versão especial do blogue “Panelinha de Sabores” junta ingredientes inesperados. Todos saudáveis. 


Texto Klara Duccini

Os brownies tradicionais levam ovos, muito açúcar, manteiga, chocolate e farinha de trigo. São aquele tipo de bolo que engorda só de se pensar nele. Isto está prestes a mudar. Especialmente se optar por preparar a versão da sobremesa que lhe vamos ensinar, o peso na consciência vai diminuir.

Este doce típico norte-americano está na moda e esta receita de Sandra Nereu, do blogue “Panelinha de Sabores“, não contém glúten nem lactose e pode ser incluída em qualquer dieta.

Aqui, a farinha mais comum foi substituída por uma de trigo sarraceno e ainda ganhou um toque de farinha de linhaça para compensar a ausência do glúten. Além disso, bananas, maçãs e abacate vão substituir os ovos e adicionar a gordura que o brownie precisa para ficar úmido e super fofinho.

Do que precisa (para o bolo)

— 180 mililitros de farinha de trigo sarraceno;
— 250 mililitros de cacau em pó;
— três colheres de sopa de farinha de linhaça;
— uma pitada de sal;
— uma colher de chá de café ou descafeinado instantâneo (opcional);
— seis colheres de sopa de adoçante (açúcar mascavo, de coco, agave, etc);
— duas bananas pequenas (200 gramas);
— 120 mililitros de purê de maçã*;
— um abacate pequeno.

*Para fazer o purê de maçã, descasque duas maçãs pequenas, parta em pedaços e coloque num copo alto. Tampe com película aderente, faça dois furos e leve ao microondas por quatro minutos. Triturei com a varinha até virar um purê.

Do que precisa (para a cobertura)

— 100 gramas de chocolate preto;
— 120 mililitros de leite de coco (à temperatura ambiente e bem agitado).

Como se faz

Comece por fazer o purê de maçã conforme indicado acima. Coloque o forno a aquecer a 180ºC. Numa tigela, misture bem todos os ingredientes secos. Num copo alto triture as bananas e passe para uma tigela. Triture também o abacate e passe para a mesma tigela. Junte o purê de maçã e misture tudo.

Verta a mistura líquida na mistura dos secos e volte a misturar tudo muito bem. Vai obter uma massa densa, que não escorre, idêntica a qualquer brownie tradicional.

Coloque a massa numa forma quadrada forrada com papel vegetal e leve ao forno por 18 minutos. Enquanto isso, faça a cobertura. Derreta em banho-maria o chocolate. Quando já estiver bem cremoso, acrescente o leite de coco aos poucos e vá misturando bem a cada adição até estar no ponto. Espalhe no bolo e sirva quando já estiver frio. Não é preciso levar ao refrigerador.

Fonte: https://nit.pt/fit/alimentacao-saudavel/esta-receita-de-brownie-vegan-e-humida-por-dentro-e-ainda-tem-cobertura

Tags:


← Voltar
Sem comentários

Comentários encerrados