Pernil de Carneiro com Maçãs para Ceia de Ano Novo!

Pernil de Carneiro com Maçãs para Ceia de Ano Novo!

Publicado por Deisy Ferraz do blog Eu Sei Fazer Biscoito.
 
 Foto: A autora.
 
Que época deliciosa é essa? É época de visitar a família, conversar em volta da mesa até tarde, trocar presentes com pessoas que amamos e comer! Comer muito e muito bem. Esperei ansiosamente por esse finalzinho de ano para recarregar as baterias com energia boa e é isso que vamos fazer.

Acho muito bonito nessa época o carinho que colocam na comida. É engraçado porque durante o ano todo a comida pode ser muito boa, mas nessa época ela é linda, cheirosa, gostosa e confortável. Comida de natal é definitivamente especial.

A receita de hoje é bem assim e eu olhei para ela muitas vezes durante o ano no meu livro do Ramsay. É um assado lindo, cheio de aroma e sabor, é original e sai um pouco do tradicional. 


O que mais me surpreendeu foi que apesar de ter maçãs, sidra e mel, não é um prato doce… é um sabor levemente ácido e picante. O pernil de cordeiro é uma carne especial que absorve muito bem o tempero e realça cada sabor e por isso foi a nossa escolha esse ano.

A receita original é do livro Cozinhando para os Amigos do Gordon Ramsay, mas para variar fizemos algumas adaptações.

Não é difícil, hein?! Vamos lá!

Ingredientes:

4 dentes de alho
2 pimentinhas cumari ou qualquer outra pimenta em conserva
aproximadamente 2 colheres (chá) de sal (para nossa peça de 1,5kg ficou no ponto)
raminhos de tomilho
suco de 1/2 limão
5 maçãs fuji
1 garrafa de sidra (aquela baratinha mesmo)
4 colheres (sopa) de mel
uma cabeça de alho inteira
Sal e pimenta a gosto

Primeiro coloque o forno para pré-aquecer a 220°C. Depois faça cortes superficiais na gordura ao redor do pernil, formando losangos.

Amasse o alho com o sal, a pimenta e as folhinhas do tomilho. Espalhe um pouco de azeite por todo o pernil e depois esfregue o tempero por toda a peça. Coloque em uma assadeira, despeje o suco de limão em cima da carne e asse em forno quente por 20 minutos. Enquanto isso, corte as maçãs em 4 e retire as sementes.

 
Retire o pernil do forno e reduza a temperatura para 180°C.

Derrame delicadamente algumas colheres da sidra sobre o pernil. A idéia é não desgrudar o tempero do pernil, por isso não é legal derramar diretamente da garrafa. Espalhe 2 colheres de mel sobre a parte mais bonita do pernil, vire e espalhe mais uma colher no outro lado. Deixe a parte mais bonita virada para baixo na assadeira para que no final do processo ela esteja virada para cima bem lindona e dourada. 


Espalhe as maçãs, mais alguns raminhos de tomilho e uma cabeça de alho cortada ao meio, na assadeira.

Derrame metade da garrafa de sidra na assadeira e leve para assar por mais 30 minutos.

Retire do forno, vire o pernil, regue com o suco da assadeira e outra colher de mel.

Agora precisamos calcular o tempo de forno para o seu pernil. A conta é simples: para cada 450g de pernil some 12 minutos se quiser mal passado ou 15 minutos se quiser ao ponto. O meu tinha 1,5kg então deixamos por aproximadamente 40 minutos (1500g/450g X 12) porque queríamos mais molhadinho mesmo.

Derrame a sidra restante pela assadeira e leve para assar pelo tempo calculado. Não se preocupe se ficar um excesso de caldo porque depois ele vai virar um molho fantástico.

Retire o pernil da assadeira, coloque sobre uma tábua de carne e cubra com papel-alumínio. Deixe descansar enquanto prepara o molho.

Nesse ponto, as maçãs devem estar bem macias. Retire a cabeça de alho e metade das maçãs e reserve. Derrame o caldo em uma panela, passe a outra metade das maçãs por uma peneira e acrescente ao caldo. Não vai passar muita polpa, mas tudo bem, descarte o que sobrar na peneira.
 

Leve ao fogo médio deixe ferver até reduzir e dar uma engrossadinha. Como tem o açúcar da sidra, da macã e do mel, ele deve ficar mais firme a medida que for esfriando.

Prove, ajuste o sal e a pimenta e coloque em uma molheira.

Na hora de servir, retire o papel alumínio e enfeite com a cabeça de alho e as maçãs.



← Voltar
Sem comentários

Comentários encerrados