Torta de Maçã com Caramelo Salgado

Torta de Maçã com Caramelo Salgado

Ingredientes para a massa:

200 gramas de BISCOITO SEM RECHEIO

70 gramas de AMÊNDOAS TOSTADAS

100 gramas de MANTEIGA SEM SAL

 

Ingredientes do caramelo salgado:

2 xícaras de chá de AÇÚCAR REFINADO

1 xícara de chá CREME DE LEITE DE CAIXINHA

1 colher de chá de FLOR DE SAL ou SAL COMUM

 

Ingredientes da camada de maçãs:

3 MAÇÃS FUJI

2 MAÇÃS GALA

Suco de 1 LIMÃO TAITI

2 colheres de sopa de MANTEIGA SEM SAL

1 xícara de chá de AÇÚCAR

Uma pitada de CRAVO EM PÓ

NOZ MOSCADA ralada a gosto

1/2 FAVA DE BAUNILHA (opcional)

 

Ingredientes Merengue suíço:

1 xícara de chá de AÇÚCAR

4 CLARAS

 

Preparo:

Processe os biscoitos e as amêndoas. Adicione a manteiga derretida, processe novamente e arrume a massa no fundo e nas laterais de uma forma de 21 cm com fundo falso forrado com papel manteiga. Reserve na geladeira. Em uma panela larga e alta, derreta o açúcar até que fique na cor âmbar. Enquanto isso, esquente o creme de leite com a flor de sal em outra panela. Despeje o creme de leite morno sobre o açúcar derretido, mexendo sem parar.

DICA: Cuidado, pois a mistura sobe bastante. Assim que o caramelo estiver homogêneo, desligue o fogo e reserve para que esfrie um pouco. Despeje o caramelo morno sobre a torta e em seguida leve à geladeira por 30 minutos. Enquanto o caramelo está na geladeira, descasque e pique as maçãs em cubos grandes. Cubra as maçãs com o suco do limão e reserve. Derreta a manteiga em uma frigideira larga e em seguida adicione o açúcar. Junte toda a maçã na frigideira e acrescente o cravo em pó, a noz moscada ralada e as sementes de baunilha. Misture bem e cozinhe com tampa por 5 minutos. Depois, retire a tampa e deixe a calda evaporar quase completamente. Desligue o fogo e arrume as maçãs sobre o caramelo. Deixe amornar.

Misture as claras com o açúcar e leve em banho-maria até que todo o açúcar tenha se dissolvido e você não sinta nenhum grão entre os dedos. Em seguida, transfira a mistura para uma tigela bem limpa (sem nada de gordura) e bata com a batedeira até que o merengue fique branco e brilhante – picos duros. Transfira o merengue para um saco de confeitar com bico 2A e decore a torta com pingos irregulares. Queime a superfície com o maçarico ou leve a torta ao forno com a grelha acesa (neste caso o processo deve ser rápido). Sirva imediatamente ou gelada e aproveite!

Fonte: https://www.daninoce.com.br/receitas/torta-de-caramelo-salgado-com-maca-e-merengue-brulee/



← Voltar
Sem comentários

Comentários encerrados