Torta de maçã com creme

Torta de maçã com creme

Publicado por All Recepies
Essa torta, inspirada nas tortas de maçã americanas, é feita para o gostinho brasileiro, pois leva creme de confeiteiro com leite condensado.
Foto da receita: Torta de maçã com creme
Foto por Mariana Gabos
Ingredientes 
Rende: 1 torta média
Para a massa
1 xícara de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
100 g de manteiga em temperatura ambiente
1 gema peneirada
Para o creme
1 lata de leite condensado
3 gemas peneiradas
2 latas de leite (use a lata de leite condensado como medida)
3 colheres (sopa) de amido de milho
Para o doce de maçã
1 xícara de açúcar
½ xícara de água fervente
5 maçãs bem lavadas, descascadas e fatiadas
Modo de preparo
Massa: Preaqueça o forno a 180ºC.
Em uma tigela grande, misture a farinha de trigo e o sal. Em seguida, adicione a manteiga e a gema de ovo, e amasse bem com as mãos até obter uma massa lisa e homogênea.
Polvilhe um pouco de farinha sobre uma superfície lisa e enfarinhada. Transfira a massa e abra-a sobre a superfície com um rolo de massas (cerca de 1 cm de espessura).
Em seguida, transfira a massa para uma forma redonda de fundo removível com 25 cm de diâmetro, forrando todo o fundo e 2 terços da lateral.
Leve ao forno por 20 minutos até que a massa esteja dourada e crocante.
Creme: Em uma panela, adicione o leite condensado, 1 e ½ lata de leite e as gemas já peneiradas. Misture bem com a ajuda de um batedor.
Leve ao fogo médio para engrossar. Quando estiver quase fervendo, acrescente o amido de milho diluído no restante do leite, mexendo vigorosamente para não empelotar, até engrossar. Retire do fogo e reserve.
Doce: Em uma frigideira de fundo grosso, adicione o açúcar e leve ao fogo baixo. Quando o açúcar começar a derreter e adquirir a cor de caramelo, adicione a água fervente e mexa bem até dissolver todo o açúcar. Logo em seguida, adicione as fatias de maçã e mexa cuidadosamente para caramelizá-las. Cozinhe por 2 ou 3 minutos e desligue o fogo.
Montagem: Em cima da massa já assada despeje o creme e acerte bem para não ficar desigual.
Em seguida, arrume as fatias de maçã cuidadosamente sobre o creme e leve à geladeira por no mínimo 4 horas antes de servir.
Desenforme e sirva.


← Voltar
Sem comentários

Comentários encerrados