04/06 – Fumantes trocam cigarros por maçãs em Curitiba

04/06 – Fumantes trocam cigarros por maçãs em Curitiba

Publicado por Bem Paraná em 04/06/2016
Voluntários e alunos de diversos cursos da Uniandrade distribuíram maçãs em troca de cigarros neste sábado (4), no centro de Curitiba. A iniciativa fez parte da comemoração à Semana Mundial Sem Tabaco, na Rua XV de Novembro. Das 200 maçãs separadas para a ação, cerca de 150 foram trocadas. 
(foto: Milena Beduschi)
A maioria das pessoas abordadas topou o desafio e foi para casa com o primeiro passo dado para deixar o vício. “Muitas delas não deixaram apenas um cigarro no recipiente de descarte, mas um maço inteiro. Uma decisão que, sem dúvidas, marca o início de uma vida muito mais saudável”, declara Milena Beduschi, coordenadora geral da ação.
A escolha da fruta para esta troca se deu pelo fato de que o consumo diário de uma maçã beneficia o sistema respiratório. Segundo a coordenadora de Nutrição da Uniandrade, Letícia Mazepa, a maçã é fonte de antioxidantes, que auxilia na boa saúde, especialmente dos fumantes, por produzirem muitos radicais livres.
O farmacêutico Javier Salvador Gamarra Junior, coordenador dos cursos de Farmácia e Biomedicina da Uniandrade, desenvolveu um projeto de extensão com práticas educativas para o abandono do cigarro. Ele afirma que o consumo destas substâncias, além de prejudicar a saúde, afeta o meio ambiente.
Gamarra explica que as bitucas do cigarro podem bloquear o fluxo da água, já que a aglomeração forma placas que se infiltram nas tubulações causando entupimento e, consequentemente, enchentes. Ele acrescenta ainda que a fumaça do cigarro causa diversos danos, dentre eles câncer de pulmão, fígado e diversas doenças respiratórias.


← Voltar
Sem comentários

Comente