09/08/2016 – Vacaria: Deputado Afonso Hamm acompanha visita do Ministro Blairo Maggi ao Setor Maçã

09/08/2016 – Vacaria: Deputado Afonso Hamm acompanha visita do Ministro Blairo Maggi ao Setor Maçã

Afonso Hamm acompanha ministro da agricultura, Blairo Maggi, em Vacaria

Projeto de combate à mosca-das-frutas ganha reforço do Ministério da Agricultura 
Parceiro da Região dos Campos de Cima da Serra, o deputado federal Afonso Hamm acompanhou, ontem, o ministro da agricultura, Blairo Maggi, em visita ao município de Vacaria, maior produtor nacional de maçã. 
Na oportunidade, a comitiva conheceu a estrutura física do projeto Moscasul, da Embrapa, voltado ao combate da mosca-das-frutas, uma das principais pragas da fruticultura no sul do país. Construído com recursos de emendas parlamentares, do qual R$ 300 mil foram destinados pelo deputado Afonso Hamm, o laboratório dependia da liberação de R$ 506 mil para sua conclusão, valor que foi autorizado pelo ministro durante a agenda. 
Com a confirmação do recurso, o centro de manejo integrado deverá entrar em operação no próximo mês, na Estação Experimental de Fruticultura de Clima Temperado da Embrapa Uva e Vinho. “Temos certeza que com o andamento deste centro de pesquisa crescem as possibilidades de os agricultores da região encontrarem novas formas de combate às doenças”, destacou Maggi. 
Para o deputado, é gratificante poder contribuir com o desenvolvimento desse projeto. “Hoje foi possível constatar que os pesquisadores têm tido avanços em termos de produtividade. Não somente combatendo essa praga, mas achando meios para que não surjam outras”. 
Após, o deputado seguiu com o ministro e a comitiva para conhecer a cobertura de pomares para proteção de granizo da Agropecuária Schio, uma das maiores empresas produtoras e beneficiadoras de maçãs do mundo. 
Também integrou o roteiro, a visita ao parque industrial da RAR-Rasip, onde as frutas são classificadas e armazenadas em câmaras frias. Surpreendido com a força da maçã no agronegócio, o ministro elogiou o trabalho do setor e reforçou a importância deste para o país. 
Além do ministro e do deputado, participaram da agenda o secretário de políticas agrícolas, Neri Geller, o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Maçã, Pierre Nicolas Pérès, o presidente da Agapomi, Eliseu Zardo Boeno, o Chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Celso Zanus, demais autoridades e lideranças do município e da região.
Jornalistas responsáveis – Márcia Godinho Marinho – MTB 10.868 – (61) 3215-5604 / Gilkiane Cargnelutti MTB 15.929 – (51) 3392-4609


← Voltar
Sem comentários

Comente