10/09/2015: Pierre Nicolas Pérès – Presidente ABPM, Conta trajetória profissional

10/09/2015: Pierre Nicolas Pérès – Presidente ABPM, Conta trajetória profissional

Foi realizado na noite de quinta-feira, dia 10, a segunda edição do projeto “Inspire”, que é realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF). Nesta edição o empresário que compartilhou seus conhecimentos e experiências foi Pierre Nicolas Pérès, Diretor da empresa Pomagri e Presidente da ABPM – Associação Brasileira de Produtores de Maçã.
O evento apresentou a trajetória histórica e profissional do empresário Pierre Nicolas Pérès. Durante cerca de duas horas, a vida acadêmica e profissional, bem como as experiências obtidas durante a vida de Pierre foram contados aos participantes. 
O palestrante Pierre, nascido em 29 de março de 1957 em Nanterre, na França, relatou que desde muito novo percebeu que as grandes oportunidades da vida eram oferecidas as pessoas mais qualificadas. Com essa visão, passou a investir na formação profissional, por meio de cursos de graduação, MBA e especializações. Francês, Pierre percebeu que as relações internacionais eram um caminho promissor e formou-se em comércio exterior, realizando, nos Estados Unidos, a especialização em Administração Internacional.
Em 1986, a história do Francês cruzou o Brasil. A convite do sogro, Roger Biau, veio a Fraiburgo e assumiu a direção da Pomagri Frutas Ltda, a qual dirige até hoje. Nesses últimos 29 anos, vários caminhos foram criados a partir de estudos de mercado. Além da unidade de Fraiburgo, abriu filiais em Belo Horizonte, Brasília e Salvador.
Segundo o empresário, em 2002, com uma ocorrência de forte granizo em Fraiburgo, e sabendo da baixa no caixa que esse fenômeno ocasionaria, foi criado uma alternativa, com a venda da unidade de Brasília e a aquisição de um box no CEASA de Belo Horizonte, avançando comercialmente, não somente com a venda de suas frutas, mas também adquirindo de terceiros.
“Com os problemas enfrentados na atividade profissional não precisamos ficar nos lamentando ou criando desculpas. Precisamos ter a flexibilidade e se adaptar de imediato. Mantendo um relacionamento positivo e de confiança com a equipe de trabalho. Na vida empresarial aprendemos todos os dias e aprendemos a aprender e observar os erros para não mais praticá-los. Precisamos ter a capacidade de ver as possibilidades de crescimento” afirmou o empresário.
Além das experiências profissionais, o empresário relatou ainda a sua experiência no associativismo. Integrante de grupos diversos com essa filosofia, ele relatou que observa valor na união, e na resolutividade obtida por meio da junção de forças. Como consequência dessas iniciativas destacou um exemplo obtido nesses trabalhos: a extinção do ICMS da maçã.
Aos participantes o empresário ainda inspirou boas ideias por meio da capacitação, o amor e a crença na atividade desenvolvida e principalmente na disposição em fazer acontecer. “Crescer profissionalmente depende exclusivamente da vontade de cada um em fazer a diferença. Profissionais diferenciados são aqueles que encontram alternativas ou criam elas.”
A influência da família na trajetória profissional, com apoio, repasse de informações e confiança, também foi um fator de destaque na vida de Pierre. Segundo ele, a família deve exercer papel fundamental na vida de um profissional, especialmente no apoio repassado. Sobre o medo do desconhecido, o empresário também destacou que o medo esteve sempre presente, no entanto não tinha o poder de inibir e sim de desafiar a fazer cada vez melhor.
“Se eu consegui repassar alguma informação que pode contribuir com a vida de algum dos presentes já estarei satisfeito. O que me motiva a ir para frente é saber que o Brasil é um país essencialmente rico e que as pessoas fazem a diferença. Acredito que a sociedade junta é a única forma de mudar o atual cenário encontrado hoje no nosso País” finalizou.
Sr. Pierre foi Presidente da Apple Brasil e da WAPA (World Apple and Pear Association) com sede em Bruxelas. Atualmente é Presidente da ABPM Associação Brasileira de Produtores de Maçã, com grandes feitos para o setor. Em 2010, movido pela tradição e carinho por sua cultura, iniciou seu novo empreendimento, a importação de vinhos franceses pela Everest Comercial Importadora e Exportadora.
O evento desta quinta-feira foi o segundo realizado pela ACIAF e foi aberto à comunidade, contando com a participação de mais de 70 pessoas, que além de ouvirem as histórias do empresário Pierre Nicolas Pérès, puderam contribuir com uma ação social, por meio da doação de um quilo de alimento não perecível, que posteriormente será doado à famílias de baixo poder aquisitivo residentes em Fraiburgo. 


← Voltar
Sem comentários

Comente