27/09/2018 – Conservadora modular DaColheita para maçãs recebe Prêmio ABRE

27/09/2018 – Conservadora modular DaColheita para maçãs recebe Prêmio ABRE

A ABPM – Presidente Pierre Nicolas Pérès, que contribuiu com o desenvolvimento da solução,  a convite da Termotécnica, prestigiou o evento de entrega do prêmio, que aconteceu nesta quinta-feira, 27/09, as 19h30 em São Paulo – SP. A conservadora modular para maçãs DaColheita recebeu premiação Ouro na categoria Redução de perdas e desperdício de alimentos e Prata na categoria Design Estrutural e Funcionalidade.

Ao reforçar uma importante tendência de mercado – a de criar produtos que ampliam o shelf-life de frutas, legumes e verduras (FLVs) – essa embalagem contribui para a redução do desperdício e das perdas de alimentos em toda a cadeia logística, do produtor ao consumidor final. 

http://www.pautas.incorporativa.com.br/imgtextos/conservadora_modular_para_mas_inc.jpg
 
Produzida em EPS (isopor®) e patenteada pela Termotécnica, a conservadora modular para maçãs foi planejada por meio de estudos realizados junto à Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) e pesquisas com produtores de maçã dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É uma embalagem versátil que, além de acomodar múltiplas camadas para armazenamento, tem seu design projetado para atuar como embalagem de transporte e expositora.
Benefícios: a perda de peso da fruta após simulação de vibração foi menor, o aumento do shelf-life superou 45 dias nas câmaras e 20% nas gôndolas; 40% mais vitamina C; perda da água da fruta 50 menor.

Uma pesquisa com os consumidores no ponto de venda mostrou que a conservadora modular para maçãs é associada a uma embalagem de produtos premium, pois a fruta é acondicionada em um alojamento dedicado, mantendo-a protegida.
A solução é 100% reciclável e, por possibilitar a refrigeração e manutenção do frio em todos os processos, reduz custos com energia nos processos de resfriamento, armazenagem e transporte. Além disso, por ser leve, reduz também o consumo de combustível pelo peso da embalagem e o custo com o frete.

Albano Schmidt, presidente da Termotécnica, afirma que a empresa realizou um trabalho de inteligência, que ouviu o mercado e estudou as tendências, realizou uma série de testes com produtores e distribuidores para desenvolver o melhor produto. Ele reforça que, ao armazenar alimentos, as conservadoras DaColheita mantêm a temperatura, a umidade e a higiene, ampliando o tempo de vida, a qualidade e preservando boa parte dos nutrientes e do peso dos alimentos.
“O Brasil e o mundo desperdiçam uma quantidade absurda de alimentos, quase 1/3 do que é produzido. É inadmissível! Nossa solução em EPS traz um diferencial muito importante e nossa meta é crescer. Outros mercados, culturas e regiões já estão no radar.”

   

Pierre Nicolas Pérès, presidente da ABPM, comenta que aprovou o conceito da conservadora modular para maçãs e acompanhou os primeiros testes. Ele destaca as facilidades logísticas e confirma que a solução está muito bem encaminhada. “As frutas permaneceram protegidas na caixa e, conforme o consumidor for as adquirindo, as camadas vão sendo eliminadas de maneira organizada, diminuindo a perda de fruta”, confirma.

A maçã no Brasil
Segundo a ABPM, o Brasil possui cerca de 33 mil hectares de pomares de maçã, uma produção anual próxima a 1,35 milhões de toneladas, com geração de R$ 6 bilhões em riquezas para o País e mais de 150 mil empregos diretos e indiretos. O Brasil está entre os 12 maiores produtores de maçã do mundo e exporta a fruta para mais de 40 países.

Com informações de: Pautas Incorporativa


← Voltar
Sem comentários

Comente