29/04/2016 – Dia de Mercado da Maçã

29/04/2016 – Dia de Mercado da Maçã

Ocorreu na última sexta-feira (29/04) nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores em Fraiburgo (SC) o evento de Campo Futuro da Fruticultura – Dia de Mercado da Maçã. 

A Confederação da Agricultura
e Pecuária do Brasil (CNA), a Federação da Agricultura do Estado de Santa
Catarina (FAESC) e a Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM) organizaram o evento em parceria direcionado à instrução dos produtores de maçãs e da fruticultura, acadêmicos, pesquisadores e demais interessados sobre a gestão de custos, preços e riscos climáticos nos pomares.
Participaram da abertura do evento, ministrada pelo Sr. Moisés Lopes de Albuquerque – Diretor Executivo da ABPM, o Sr. Gerson de Matia – Vereador Municipal de Fraiburgo, Sr. Oracir Ferreira de Deus – Vereador Presidente da Câmara de Fraiburgo, Sr. Ivo Biazzolo – Prefeito Municipal de Fraiburgo, Dr. José Zeferino Pedrozo – Presidente da FAESC, Sr. Natalino Lázare – Deputado Estadual e Presidente da Comissão da Agricultura e Política Rural e Sr. Angelo Benincá – Presidente do Sindicado de Produtores Rurais de Fraiburgo.

Mesa de Abertura do Dia de Mercado da Maçã.

O evento teve sequência com a Palestra sobre Custos de Produção, ministrada pelo Dr. Fabrício Andrade do Centro de Inteligência em Mercados da Universidade Federal de Lavras – CIM/UFLA.

Dr. Fabrício Andrade em Palestra sobre Custos de Produção do Setor Maçã

Logo após, assumiu a palavra o Dr. Luiz Gonzaga, também da Universidade Federal de Lavras – UFLA, para ministrar a Palestras sobre a Gestão de Preços na cadeia produtiva da maçã e fruticultura. 

Em seguida, e ambos doutores pesquisadores compuseram a mesa redonda para debate das palestras que ministraram, por intermediação do Sr. José Eduardo Brandão Costa – Diretor ABRAFRUTAS, acompanhados do Sr. Arival Pioli e Sr. Ricardo Vanz – Diretores Comerciais e Logística de Mercado Interno da ABPM, Sr. Marciano Bittencourt e Sr. Ivanir Dalanhol – Diretores Técnico e de Qualidade da ABPM, Sr. Jorge Souza – Gerente da ABRAFRUTAS, Sr. Fumio Hiragami – Produtor de São Joaquim(SC) e Associado da ABPM, Sr. Valdir Colatto – Deputado Federal, na ocasião representando a Frente Parlamentar da Agricultura, e Sr. Airton Spies – Secretário Adjunto da Agricultura e da Pesca do Estado de Santa Catarina. 
Mesa redonda de debate das Palestras de gestão de custos e preços na cadeia da maçã
Mesa redonda de debate das Palestras de gestão de custos e preços na cadeia da maçã
Mesa redonda de debate das Palestras de gestão de custos e preços na cadeia da maçã
Dr. Luiz Gonzaga – UFLA, Sr. Jorge Souza – ABRAFRUTAS e Sr. Ivanir Dalanhol – Diretor ABPM.

Dr. Luiz Petri da EPAGRI em considerações e questionamentos durante debate da mesa redonda.

Após posicionamentos finais sobre a gestão de preços e custos entre o auditório presente e membros da mesa, se deu por encerrada a primeira parte do Dia de Mercado da Maçã. Os presentes então foram recepcionados para almoço de confraternização. 

 O Dia de mercado teve continuidade às 14h00 com Painel sobre Risco Climático, primeiramente ministrado pelo Sr. Moisés Lopes de Albuquerque – Diretor Executivo da ABPM, o qual apresentou a visão do Setor Produtivo, seguido do Dr. Hugo Borges Rodriges – Coordenador Geral de Riscos Climáticos da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento apresentando a visão do Ministério na gestão dos riscos climáticos do âmbito da produção de maçãs e fruticultura.
Sr. Moisés Lopes de Albuquerque – Diretor Executivo da ABPM, apresentando a visão do Setor produtivo para a Gestão de Riscos Climáticos.
Dr. Hugo Borges Rodrigues – Coordenador Geral de Riscos Climáticos da SPA/MAPA.
O evento contribuiu ao setor da fruticultura que precisa reagir às fragilidades das
políticas relacionadas ao risco climático que estão experimentando no País,
sobretudo ao enorme retrocesso que o Programa de Subvenção ao Prêmio de Seguro
Agrícola trouxe no ciclo 2015/2016. A mobilização foi
necessária, tal qual a realizada por conta da Audiência Pública da Maçã em
Brasília no dia 06/10/2015. Portanto, foi fundamental a presença de cada um dos
produtores da região, pesquisadores, acadêmicos e servidores públicos ligados ao Segmento produtivo da Maçã
À semelhança do período matutino, o Dia de Mercado se encerrou-se com uma mesa redonda para debates e oportunidade de palavra do auditório presente. 
Compuseram a mesa: os palestrantes do Painel de Risco Climático Sr. Moisés Lopes de Albuquerque – Diretor Executivo da ABPM e Dr. Hugo Borges Rodriges – Coordenador Geral de Riscos Climáticos da SPA/MAPA, Sr. Sálvio Proença – Presidente da AMAP – Associação dos Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina, Sr. Mariozan Corrêa – Diretor Administrativo Financeiro da ABPM, Sr. Valdir Colatto – Deputado Federal representante da Frente Parlamentar da Agropecuária, Sr. Airton Spies – Secretário Adjunto da Agricultura e Pesca do Estado de Santa Catarina, Sr. Ivanir Dalanhol – Diretor Técnico e de Qualidade da ABPM representando também a FRUTIPAR – Associação dos Fruticultores do Paraná, Sr. José Maria Reckziegel – Presidente da AGAPOMI – Associação Gaúcha de Produtores de Maçã, Sra. Laura Emília Neves – Diretora Executiva da Operadora de Seguros Agrícola AGROBRASIL, Sr. Jorge Alves – Gerente ABRAFRUTAS e como intermediadora Sra. Fernanda Schwantes.
Mesa redonda debatedora da Palestra de Risco Climático.
Sr. Fumio Hiragami – Produtor de São Joaquim Associado da ABPM, Sr. Ivanir Dalanhol – Diretor ABPM, Dr. Hugo Borges Rodrigues – CGRC/SPA/MAPA, Sr. Eduardo Brandão Costa – Diretor ABRAFRUTAS, Sr. Jorge Alves – Gerente ABRAFRUTAS, Sr. Valdir Colatto – Deputado Federal, Sr. Moisés Lopes de Albuquerque – Diretor ABPM, Sr. Sálvio Proença – Presidente AMAP, Sr. José Maria Reckziegel – Presidente AGAPOMI, Sr. Mariozan Corrêa – Diretor ABPM, Sra. Fernanda Schwantes – CNA, Sra. Cecília Lira Ferreira Naves – Campo Futuro/CNA, Dr. Airton Spies – Secretário Adjunto Agricultura e Pesca do Estado de SC.


← Voltar
Sem comentários

Comente