Alimentos com baixo Índice Glicêmico são Bons Aliados para Emagrecer

Alimentos com baixo Índice Glicêmico são Bons Aliados para Emagrecer

Edição 18/07/2012 Jornal Hoje
Cristiane Leite

Alguns alimentos possuem baixas calorias, mas alto teor glicêmico. Com mudanças no preparo, frutas, legumes e arroz podem ser consumidos sem aumentar o nível do açúcar no sangue.

Veja o índice glicêmico de alguns alimentos:

Alimento Índice Glicêmico
Manga 80
Melancia 77
Abacaxi 66
Laranja 62
Mamão 65
Uva 46
Maçã e pêra 38
Nabo 97
Abóbora moranga 75
Beterraba 64
Milho 60
Ervilha e cenoura 49
Brócolis 10
Cogumelo 10
Pimentão 10
Alface e repolho 10

ASSISTA O VÍDEO DA REPORTAGEM:
http://g1.globo.com/jornal-hoje/videos/t/edicoes/v/alimentos-com-alto-indice-glicemico-devem-ser-evitados-por-quem-quer-emagrecer/2046784/

Pesquisa feita por cientistas americanos mostra que uma dieta a base de alimentos com baixo índice glicêmico pode funcionar melhor na perda de peso do que uma dieta com pouca gordura.
O índice glicêmico é a quantidade e a velocidade que o açúcar é liberado no sangue. Ao consumir o carboidrato de um alimento com muito açúcar, o organismo libera mais insulina, que produz gordura. “Há alimentos com baixíssimas calorias, mas que apresentam alto índice glicêmico”, explica a nutricionista Luciana Drumond.
A maçã e a pêra, por exemplo, têm poucas calorias e baixo índice glicêmico. Já na melância, o teor é alto e a fruta dá menor saciedade, deixando a pessoa com fome mais rápido. No suco, a dica é misturar frutas com índice glicêmico mais alto, como a melância, com as de teor mais baixo, como o limão. Outro truque é adicionar alimentos ricos em fibras, como hortelã e manjericão.
“Ao fazer o suco e bater a fruta no liquidificador, você quebra as partículas. Então, o índice glicêmico aumenta um pouco comparado com a fruta. O ideal é não coar o suco para manter as fibras do próprio alimento”, diz a nutricionista.
O índice glicêmico entre os legumes e folhas também variam bastante. Brócolis, repolho, pimentão e alface têm baixo índice. Cenoura, ervilha, milho e beterraba têm médio índice. Já nabo e moranga possuem alto teor.
Cozinhar os alimentos com uma colher de sopa de suco de uma fruta ácida – como limão e laranja – diminui a liberação da glicose no sangue. O vinagre também pode ser usado para os legumes e para o pré-cozimento do arroz. A dica é colocar o arroz já cozido em um saquinho e deixar por 20 minutos no congelador. As moléculas do amido ficam mais resistentes e a digestão mais lenta. “Isso faz com que a glicose seja liberada mais lentamente”, explica Luciana.
Proteínas, como a da carne, e gordura boa, como a do azeite, também diminuem o índice glicêmico.
Além dos reflexos na balança, exagerar no consumo de alimentos com alto índice glicêmico faz o organismo viciar com grandes quantidades de açúcar no sangue. “A pessoa está sempre fazendo reeducação alimentar e não consegue perder peso facilmente, porque consome uma grande quantidade de alimentos de alto índice glicêmico durante todo o dia”, alerta a nutricionista.

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2012/07/alimentos-com-baixo-indice-glicemico-sao-bons-aliados-para-emagrecer.html



← Voltar
Sem comentários

Comente