Anuário Brasileiro da Maçã: O Clube da Maçã Brasileira!

Anuário Brasileiro da Maçã: O Clube da Maçã Brasileira!

Campanha focada nas mídias digitais, iniciada em outubro de 2017, pela Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), visa promover o consumo da fruta no País. Foi criado o Clube da Maçã Brasileira, tendo como foco conscientizar o consumidor sobre seus benefícios para saúde e incentivar sua inclusão como um dos ingredientes favoritos na culinária, além de informações no âmbito econômico, estrutural e cultural. Nas postagens regulares nas redes sociais, o Clube busca informar o consumidor sobre as principais características que fazem da maçã uma das frutas mais queridas no País e no mundo: praticidade, portabilidade, saudabilidade, sabor, segurança do alimento e sustentabilidade.

Três meses após o início da colheita da safra 2017/18, os resultados da campanha publicitária já registram 114 milhões de impressões e crescimento importante de seguidores do clube nas redes sociais. Somado a isto, foi lançado o novo site da ABPM (www.abpm.org.br), onde são encontrados os produtores da maçã brasileira, blog de notícias do setor, livro de receitas e acesso a formulários para cadastro de currículos, fornecedores e solicitação para novos associados. Além disso, novos projetos estão em desenvolvimento, inclusive com participação de influenciadores, como por exemplo um ícone da saúde no Brasil.

Em 2017, o consumo aparente per capita do produto, baseado na oferta, ficou em torno de 5 quilos por habitante (4,94). Em relação à participação real da fruta nas aquisições dos consumidores, a última informação oficial existente é de 2008, com parte dos dados de 2009, apresentada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF). A quantidade apurada então atingiu 4,2 quilos por habitante. Agora, há expectativa em relação a novos números deste levantamento que deverão sair no início de 2019.

Alimentação Saudável

As mensagens veiculadas pelo Clube da Maçã reforçam o reconhecimento mundial de que a fruta “é uma grande aliada da alimentação saudável”. Trata-se, como é destacado, de uma das opções da fruticultura mais apreciadas no País, “por seu sabor, praticidade e por estar disponível para os brasileiros durante todo ano, além de ser muito versátil como ingrediente para receitas leves, saudáveis e saborosas”. Um chamamento já utilizado há mais tempo é lembrado na campanha realizada por meio do clube: “Uma maçã por dia, saúde por toda vida”.

Estudos científicos mencionados mostram concentração de vitaminas, fibras, antioxidantes e outras substâncias na maçã, que auxiliam na prevenção de doenças e outros problemas orgânicos. Atuam, por exemplo, no fortalecimento do sistema imunológico e dos ossos, desintoxicação do corpo, redução do colesterol e regulação do intestino. Assim, contribuem para evitar e prevenir desde problemas dentários, visuais e de peso, até diabetes, Alzheimer, Parkinson, osteoporose, vários tipos de câncer e complicações cardiovasculares. Outras citações ainda relacionam a maçã a melhoras da saúde mental e da garganta, entre tantos aspectos em que pode beneficiar o organismo humano.

Acesse o Anuário Brasileiro da Maçã 2018 aqui

Siga o Clube da Maçã nas redes sociais!

www.facebook.com/abpmclubedamaca

www.instagram.com/abpmclubedamaca

www.twitter.com/abpmclubedamaca

https://www.linkedin.com/company/clube-da-maçã



← Voltar
Sem comentários

Comente