Brasil vai exportar maçã para Colômbia

Brasil vai exportar maçã para Colômbia

Saiu de Vacaria (RS), na última sexta-feira (28), a primeira carga de maçã para a Colômbia. A abertura de mercado ocorre após mais de cinco anos de tratativas entre os governos, envolvendo autoridades fitossanitárias do Ministério da Agricultura.

A primeira carga é da cultivar Royal Gala e tem cerca de 41 toneladas. A expectativa é que os carregamentos semanais sigam acontecendo.A abertura deste novo mercado anima o setor produtivo, pois é uma excelente alternativa para a exportação da fruta. “A Colômbia é um mercado que importa em torno de 100 mil toneladas de maçãs ao longo de todo o ano, diferente dos países do hemisfério norte, onde a janela fecha em junho para a maçã brasileira”, comemora Celso Zancan, Diretor Comercial e Logística de Mercado Externo da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM).

As negociações com as autoridades fitossanitárias da Colômbia foram capitaneadas pelo Departamento de Sanidade Vegetal do Ministério, com apoio destacado do adido agrícola brasileiro na Colômbia. Mais intensamente desde a visita da Missão Oficial colombiana em março de 2020, a superintendência do Mapa no RS, em conjunto com a Associação Brasileira de Produtores de Maçã, representando o setor produtivo, e a Embrapa Uva e Vinho, buscaram atender as exigências fitossanitárias, especialmente relacionadas a pragas como a mosca-das-frutas, cochonilhas e a grafolita.

Para isso, foi elaborado um protocolo que garante que as maçãs brasileiras exportadas para a Colômbia não levarão junto insetos pragas; esse protocolo contou com o apoio do pesquisador Adalécio Kovaleski, da Embrapa Uva e Vinho e dentre as recomendações estão ações de monitoramento no campo, associado ao tratamento das frutas ao frio, que garantem o controle das pragas.

“A abertura deste novo e importante mercado para a maçã brasileira só foi possível graças ao trabalho conjunto e articulado do setor produtivo, pesquisa e dos órgãos reguladores para estabelecer o protocolo obrigatório para a exportação das frutas atendendo as exigências colombianas”, avalia Jairo Carbonari, auditor fiscal do Mapa no RS e chefe da Divisão de Defesa Agropecuária.

Fonte:https://www.agrolink.com.br/noticias/brasil-vai-exportar-maca-para-colombia_450973.html



← Voltar
Sem comentários

Comente