Cabeça Certa no Corpo Certo

Cabeça Certa no Corpo Certo

A saúde do corpo físico está diretamente relacionada à mente. Se a mente está livre, os pensamentos estiverem focados para viver cada dia e o amor-próprio existir, só então o corpo responderá bem à cada momento da passagem por esta vida.

Para mim, crianças vivendo a infância, jovens com
pensamentos e valores corretos na vida e idosos
sendo amados e ainda produzindo: isso sim traduz
uma cabeça certa no corpo certo.

Tenho observado, como médico, uma sociedade que tem apresentado nos últimos tempos “crianças jovens”, “adolescentes crianças”, jovens fora da idade e idosos isolados. Percebo crianças recebendo informações adultas através de músicas, jogos, filmes e vídeos, sendo assim estimuladas a terem comportamentos adultos. Talvez por não brincarem, ficarem isoladas com brinquedos eletrônicos durante boa parte do dia e não se socializarem, vejo que é comum crianças não saberem nem dar um nó no cadarço do sapato, mas já sabem ligar um computador. Dessa forma os pais, que trabalham a maior parte do tempo, chegam em casa e encontram os filhos imersos na era eletrônica.

Percebo também, pais conversando com seus filhos como se fossem adultos: utilizam de palavrões para se comunicar e até mesmo outras expressões ofensivas. Além disso, acabam tendo brigas conjugais na presença dos filhos… São crianças!!!

Além disso, atendo muitos adolescentes com comportamentos infantis. Para exemplificar, alguns não comem alimentos saudáveis porque não gostam, digo: frutas, verduras e legumes; não obedecem aos pais; ficam de mal uns com os outros; não se perdoam; não fazem amizades e não estudam. Pela minha experiência, observei que quando essas características não são tratadas, acabam resultando em um adulto de difícil convivência pela falta de amadurecimento em situações básicas da vida.

Em outros casos, vejo jovens que se comportam de forma inconsequente: fumam, usam drogas, dirigem embriagados, brigam por qualquer motivo (política, esportes) e se machucam. Alguns, ao divorciarem-se, privam os filhos de manter contato com seus pais e acabam não os respeitando e os amando.

Sobre a melhor idade, percebo muitos idosos com a sensação de que não podem produzir mais nada na vida e que devem apenas esperar sua existência chegar ao fim, quando na verdade, são os mais sábios. Na minha visão, pela vasta experiência e vivência dos idosos, a mão de obra dessa faixa etária deveria ser muito valorizada e disputada pelas empresas. Para piorar, vejo que são injustiçados por terem uma aposentadoria muito abaixo do que mereciam pelos anos trabalhados. Por esses e tantos outros motivos, quantos pacientes necessito tratar com antidepressivos!!

Nota: artigo integrante do E-Book: Uma Vida Saudável: corpo, mente, alma da ABPM Clube da Maçã Brasileira



← Voltar
Sem comentários

Comente