CARDIOLOGISTAS SE UNEM À CAMPANHA DO DIA MUNDIAL SEM TABACO COM TROCA DE MAÇOS POR MAÇÃS

CARDIOLOGISTAS SE UNEM À CAMPANHA DO DIA MUNDIAL SEM TABACO COM TROCA DE MAÇOS POR MAÇÃS

Baixe folheto desta campanha e participe: http://prevencao.cardiol.br/campanhas/pdf/gibi_tabaco_2012.pdf

Em São Paulo, a SBC incentivará os fumantes a largarem o tabaco. Eles poderão trocar os maços de cigarro por maçãs, que serão oferecidas pela entidade em várias regiões da cidade (informações abaixo). Além de palestras sobre o tema, orientações com distribuição de folders e realização de exame gratuitos, como o de monóxido de carbono A Diretoria de Promoção da Saúde da Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC vai participar, em todos os Estados brasileiros, do “Dia Mundial Sem Tabaco”, que transcorre na próxima quinta-feira, dia 31. “Será um empurrãozinho a mais para que os fumantes abandonem o hábito, como dezenas de milhões de brasileiros já fizeram”, afirma o diretor de Promoção da Saúde Cardiovascular da entidade, Carlos Alberto Machado.

Ele lembra, sem esconder certo orgulho, que de todos os países do mundo, o Brasil é o líder em redução da percentagem de fumantes adultos, pois em 22 anos a população tabagista baixou de 34,8% para 15,1%. E para convencer os recalcitrantes a pararem de fumar, principalmente as mulheres, a SBC promoverá movimentos como o que já foi acertado em São Paulo, onde os fumantes serão abordados na rua e convidados a fazer uma troca: entregam o maço de cigarro e recebem uma fruta, alimento saudável que ajuda inclusive a reduzir os efeitos nefastos do fumo. “Esta ação está sendo possível através da parceria da SBC com Ceagesp”, conta Machado.

O diretor da SBC explica que as doenças cardíacas matam 320 mil brasileiros a cada ano e esse número baixará sensivelmente se for possível eliminar o cigarro. O tabagismo é o principal fator de risco prevenível para doenças cardiovasculares, mas o problema não é só brasileiro, acrescenta, tanto que o ‘Dia Mundial sem Tabaco’ foi instituído pela Organização Mundial da Saúde – OMS e o tema deste ano do Ministério da Saúde é “Fumar faz mal pra você, faz mal pro planeta”. A ação internacional tem todo o apoio do Brasil, do Instituto Nacional do Câncer, pois entre nós está sendo mais difícil eliminar o cigarro na população mais pobre, justamente aquela que tem menos acesso aos programas de prevenção que reduzem os fatores de risco cardíaco, obesidade, hipertensão, diabetes e colesterol alto.

O fumo passivo é considerado pela OMS como a terceira causa de mortes evitáveis no mundo e o problema é mais grave nos ambientes fechados, onde um único fumante faz com que a fumaça cancerígena e genotóxica afete vários não fumantes. O ar poluído por fumaça numa sala fechada chega a ter 3 vezes mais nicotina e 50 vezes mais substâncias cancerígenas que a fumaça inalada pelo fumante, depois que passa pelo filtro do cigarro.

Pesquisas recentes indicam que fumantes passivos tem 30% mais possibilidade de ter câncer de pulmão do que quem não foi exposto ao fumo, além de maior propensão à asma, redução da capacidade respiratória e 24% a mais possibilidade de enfartar. O especialista cita estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com o INCA, que indicou o número de fumantes passivos que morrem anualmente por causa da exposição à fumaça, 2.655 pessoas, sete pessoas a cada dia.

Para Carlos Alberto, “a recente lei federal que proibiu o fumo em ambientes fechados já poupa vidas, principalmente de quem trabalha em restaurantes, bares e boates onde no passado recente o fumo era liberado”.

É possível baixar o folheto da campanha no seguinte link: http://prevencao.cardiol.br/campanhas/pdf/gibi_tabaco_2012.pdf. Também no portal da SBC, www.cardiol.br, um teste permite calcular quanto um fumante gastou ao longo da vida comprando maços de cigarro. Uma pessoa fumando há 10 anos, por exemplo, desembolsou R$ 9.360,00. O link do teste é o http://prevencao.cardiol.br/testes/tabagismo/calculocigarro.asp

SERVIÇO:

– CEAGESP (Zona Oeste)

Ação: Realização de exames de prevenção
(glicemia, colesterol, triglicérides, pressão arterial, monóxido de carbono,
peso, altura e circunferência de cintura) e troca de um maço de cigarros por uma
fruta.

Local: CEAGESP – Avenida Dr. Gastão Vidigal,
1946 – Vila Leopoldina

Data: 31 de maio

Horário: 8h às 15h

– CAPS Jardim Nélia (Zona Leste)

Ação: Palestras e orientação na Sala de Espera;
troca de um maço de cigarros por uma fruta.

Local: CAPS Jardim Nélia – Rua Valeste de
Novaes, 51

Data: 31 de maio

Horário: 9h às 16h

– Ambulatório de Especialidades do Tucuruvi
(Zona Norte)

Ação: Informação aos pacientes com entrega de
folders da campanha e cartazes; troca de um maço de cigarros por uma fruta;
realização de atividades (desenhos, pintura, leitura, etc.) relacionadas aos
temas com os frequentadores da brinquedoteca.

Local: Ambulatório de Especialidades Prof. Dr.
Armando de Aguiar Pupo – Tucuruvi – Avenida Nova Cantareira, 1467

Data: 31 de maio

Horário: 7h às 19h

– Poupatempo Santo Amaro (Zona Sul)

Ação: Atendimento a fumantes, testes,
questionários, orientação e encaminhamento a uma unidade de tratamento; troca de
um maço de cigarros por uma fruta.

Local: Poupatempo Santo Amaro – Rua Amador
Bueno, 176

Horário: 10h às 16h

– 436 UBSs e 117 AMAs da Secretaria Municipal
de Saúde de São Paulo

Ação: Informação aos pacientes com entrega de
folders da campanha e cartazes

Local: em todas as UBSs e AMAs da cidade de São
Paulo

Data: 31 de maio

Horário: de atendimento

Fonte: http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=76705%3A-cardiologistas-se-unem-a-campanha-do-dia-mundial-sem-tabaco-com-troca-de-macos-por-macas&catid=47%3Acat-saude&Itemid=328



← Voltar
Sem comentários

Comente