Casildo Maldaner alerta para risco de país importar praga que afeta maçã

Casildo Maldaner alerta para risco de país importar praga que afeta maçã

O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) disse que o governo precisa reforçar medidas de controle fitossanitário para impedir que entre no país a cydia pomonella, uma praga que afeta a maçã e que está sob controle no Brasil.
Ele disse que, com o aumento da importação de maçãs de países que ainda têm a praga, como Argentina, Chile e Estados Unidos, os pomares brasileiros podem correr o risco de contaminação se não houver os cuidados fitossanitários necessários.
Casildo Maldaner alertou para o fato de que isso traria prejuízos incalculáveis ao país. Haveria não apenas perda de frutos, como também aumento da aplicação de inseticidas e o fechamento de mercados externos para a maçã brasileira. Ele também apresentou as sugestões dos produtores para evitar a cydia pomonella.
– A intenção dos produtores é que sejam ampliadas as regras para controle fitossanitário para as frutas importadas pelo país. Uma das alternativas é a adoção pelo Brasil de regulamentações internacionais que imponham sanções aos países que exportam frutos contendo a praga. Esse foi o caminho escolhido por Taiwan e Japão, por exemplo – disse o senador.
Casildo Maldaner informou que ele e representantes da maleicultura iriam, ainda na tarde desta quarta-feira (17), ao Ministério da Agricultura pedir a adoção de medidas para impedir a entrada da praga no país, e, assim, proteger a produção nacional de maçã, que hoje supera a casa de 1,3 milhão de toneladas. Santa Catarina é responsável por cerca de 60% dessa produção, informou o senador.


← Voltar
Sem comentários

Comente