“Compramos orgânicos para ajudar natureza, mas na prática é o contrário”

“Compramos orgânicos para ajudar natureza, mas na prática é o contrário”

28/10/15 – 00:00 por Leonardo Gottems 
O biólogo Fernando Reinach desmente um mito defendido por aqueles que consomem produtos orgânicos na esperança de promover a sustentabilidade do planeta. Na verdade, as lavouras orgânicas causam ainda mais desmatamento, pois são menos produtivas. Ao dispensar o uso de defensivo agrícolas ou de melhoramentos genéticos, acabam apresentando um baixo índice de rendimento.

“O selo orgânico se tornou quase uma grife. As pessoas consomem esses produtos pensando que estão contribuindo para a preservação do meio ambiente, quando o raciocínio devia ser justamente o contrário. O único modo de aumentar a produção é expandindo a terra de plantio, e no Brasil é impossível que você faça isso sem afetar um bioma”, defendeu ele durante o evento Exame Fórum Agronegócio.
Reinach salientou ainda que a agricultura vai precisar dobrar sua produção de alimentos nos próximos trinta anos. Isso porque será necessário atender à demanda de uma população mundial crescente, que deverá atingir cerca de 11 bilhões de habitantes até 2045. “Não há como dobrar a área agriculturável atual aqui no Brasil”, conclui o especialista.

Tags:


← Voltar
Sem comentários

Comente