Concluída a colheita de maçãs em Palmas

Concluída a colheita de maçãs em Palmas

Concluída a colheita de maçãs em Palmas
A produção deste ano ficará igual a do ano passado. Produtores aguardam recuperação dos preços para a venda.

Produtores de maçã de Palmas, sul do Paraná, concluíram nos últimos dias a colheita da safra 2014/2015. A produção deste ano se assemelhante a do ano passado, quando foram colhidas 14 mil toneladas. Setor enfrentou oscilações de preços e diminuição do tamanho dos frutos neste período.

Na avaliação do produtor e presidente da Frutipar – Associação dos Fruticultores do Paraná, Ivanir Dalagnol, a safra deste ano passou por altos e baixos em termos de produtividade e mercado. Em relação aos preços variaram negativamente, iniciando o período de comercialização com um bom valor e logo caindo acentuadamente, obrigando muitos produtores a vender com preço abaixo do custo. “A grande maioria dos produtores segurou a produção, principalmente da variedade Fuji, aguardando uma reação, o que deve ocorrer a partir de agora com menor volume de maçãs no mercado”, avaliou. Conforme ele, 50% da produção local continua nas câmaras frias. Outro fator que atingiu o setor foi ocorrência de menor calibre nos frutos da variedade Fuji. Por outro lado, a situação foi compensada pela excelente qualidade dos frutos, com boa coloração e casca mais lisa.

Como o Diretor Técnico da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã(ABPM), Dalagnol avaliou que o cenário é o mesmo em toda a região produtora do Sul do pais. “Em algumas regiões, os pomares foram atacadas por doenças que levaram ao apodrecimento dos frutos”, explicou. Somado a outro fatores, a projeção de uma colheita de um milhão e duzentas mil toneladas nos três estados do Sul não deverá ser alcançada.



← Voltar
Sem comentários

Comente