Detox da maçã: entenda como a fruta pode ajudar a limpar o seu organismo

Detox da maçã: entenda como a fruta pode ajudar a limpar o seu organismo

Depois de períodos de festas ou daqueles finais de semana em que abusamos na alimentação, é importante equilibrar a dieta para que o organismo recupere as energias. Nesses períodos, especialistas indicam preparos ricos em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, elementos que atuam na eliminação de toxinas. A maçã brasileira é uma grande aliada nesse processo.

No post de hoje, explicamos quais são as vantagens dos antioxidantes presentes em grande quantidade na maçã e que são aliados da limpeza do organismo. Fica claro porque essa fruta é um ingrediente sempre presente em receitas de sucos detox. Encontre ao final do post algumas sugestões de preparo com maçã brasileira para incluir na sua dieta todo o seu potencial!

Antioxidantes da maçã: afinal, quais são as vantagens?

Os antioxidantes são substâncias capazes de inibir o processo de “envelhecimento celular” – um dos resultados da oxidação das moléculas do organismo. Apesar de a oxidação ser um processo natural e fundamental das nossas células, carrega como consequência negativa a produção de radicais livres. Esses compostos, por sua vez, trazem efeitos negativos à saúde, uma vez que oxidam células saudáveis do organismo, como proteínas, lipídios e até mesmo o DNA.

A longo prazo, o ataque de radicais livres pode ocasionar o desenvolvimento de doenças crônicas como obesidade, diabetes, hipertensão e outras doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson. É aí que está a importância dos antioxidantes: eles são capazes de regular a quantidade de radicais livres no organismo!

A maçã brasileira – tanto a casca como a polpa – é rica em polifenóis, substâncias com propriedades antioxidantes. Já reparou que quando cortamos uma maçã ela passa a escurecer com o passar do tempo? Isso ocorre justamente por conta dos antioxidantes. Quando entram em contato com o oxigênio, esses compostos reagem e têm como um dos produtos a melanina, pigmento que dá a cor escura aos vegetais.

Como aproveitar o potencial antioxidante da maçã?

O consumo de uma maçã por dia é indicado por diversos estudos e especialistas para garantir uma vida mais longa e saudável. Além do consumo in natura, existem uma série de receitas de sucos que somam os benefícios da fruta a outros vegetais para potencializar a limpeza do organismo. Veja abaixo três sugestões de preparo:

1) Detox de maçã brasileira com beterraba: bata no liquidificador 1 maçã brasileira com casca, 1 cenoura com casca e 1 beterraba descascada com 1 litro de água. Se preferir, adicione gelo.

2) Suco de maçã brasileira com pepino: bata no liquidificador 1 maçã brasileira, 1 folha de couve, ½ pepino japonês, 1 pedaço de gengibre, 1 colher de chia e 400 ml de água de coco.

3) Detox verde com maçã brasileira: bata no liquidificador 1 maçã brasileira com casca, 1 folha de couve, suco de ½ limão, ½ pepino sem casca e 150 ml de água de coco. Coe opcionalmente e beba em seguida!



← Voltar
Sem comentários

Comente