Embrapa apresenta Boletim com orientações sobre o raleio químico da macieira

Embrapa apresenta Boletim com orientações sobre o raleio químico da macieira

A partir de hoje, 28 de setembro, técnicos e produtores poderão contar com uma nova ferramenta para a tomada de decisão em seus pomares, o Boletim sobre o Raleio Químico da Macieira. Ele será disponibilizado gratuitamente na página da Embrapa Uva e Vinho, no endereço https://www.embrapa.br/uva-e-vinho/boletim-raleio-da-macieira, na manhã de segunda-feira. Para conferir a primeira edição, clique aqui.

Elaborado pela pesquisadora Andrea De Rossi, o informativo traz orientações a partir de uma avaliação do modelo de balanço de carboidratos e da previsão meteorológica. “As informações irão auxiliar na tomada de decisão quanto à dosagem e data de aplicação dos raleantes químicos”, explica ela. Segundo Andréa, em anos anteriores este estudo era disponibilizado para alguns técnicos e produtores, mas em função da demanda do setor produtivo, agora será disponibilizado em formato de Boletim, com maior alcance.

Para Moisés Lopes de Albuquerque, Diretor Executivo da Associação Brasileira de Produtores de Maçã e um dos responsáveis pela articulação junto à Embrapa, a retomada desta atividade será muito importante. “O Boletim com certeza será uma ferramenta eficaz para nortear as decisões do produtor numa das mais importantes operações relacionadas à macieira, que é o raleio. Fará, portanto, enorme diferença no desempenho de nossos pomares”, avaliou ele.

As edições do Boletim serão divulgadas toda a segunda-feira pela manhã no endereço https://www.embrapa.br/uva-e-vinho/boletim-raleio-da-macieira, durante o período de raleio. O link para acesso ao Boletim também será enviado pela Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) e Associação Gaúcha dos produtores de Maçã (Agapomi) aos seus associados.

Clique aqui e confira o vídeo da pesquisadora Andrea De Rossi.

Fonte: https://www.embrapa.br/uva-e-vinho/boletim-raleio-da-macieira



← Voltar
Sem comentários

Comente