Está aberta oficialmente a colheita de maçã em Fraiburgo

Está aberta oficialmente a colheita de maçã em Fraiburgo

Foi aberta oficialmente na tarde dessa segunda-feira, (10), a colheita da maçã em Fraiburgo.

Foto: Prefeitura de Fraiburgo

O ato oficial que reuniu autoridades e produtores, foi realizado nas dependências da empresa Panho.

Durante a abertura a Associação de Produtores prestou homenagem ao senhor Roger Biau, conhecido como pai da maçã brasileira, falecido em dezembro do ano passado.

Conhecida nacionalmente como Terra da Maçã, Fraiburgo é hoje responsável por uma parcela significativa da produção nacional da Fruta.

Neste ano, projeta-se uma safra nacional de 1 milhão e 100 mil toneladas, sendo o Estado catarinense responsável por aproximadamente 585 mil toneladas, cerca de 60% dessa produção. Somente na região de Fraiburgo serão colhidas 124 mil toneladas.

A Associação Brasileira de Produtores de Maçã – ABPM estima uma colheita semelhante a registrada no ano passado.

A qualidade da fruta nos pomares, no entanto, revela frutos menores, porém, excepcionalmente mais doces, em decorrência da maior concentração de açúcar, suculentos e crocantes.

Foto: Alexandre Mees

Apoio ao produtor

Os fruticultores contam com o apoio do Estado para proteger seus pomares contra as intempéries climáticas. Com o Programa de Subvenção para Cobertura de Pomares de Maçã, Frutas de Caroço e Uva, os produtores podem pegar financiamentos para instalação de telas antigranizo, sendo a Secretaria da Agricultura responsável pelo pagamento dos juros.

Os produtores podem contrair financiamentos de até R$ 120 mil e o limite para a subvenção é de juros até 2,5% ao ano, durante um período de oito anos. Em 2019, foram mais de R$ 94,6 mil investidos no Programa.

Diferencial

Santa Catarina faz parte da única região do mundo a erradicar a Cydia pomonella. A praga, também conhecida como traça da maçã, pode causar grandes prejuízos aos produtores rurais e está longe do território catarinense há quase dez anos.

A Cydia pomonella é considerada o pior inseto praga da fruticultura no mundo e mantê-la fora de Santa Catarina exige um trabalho contínuo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc e produtores rurais. A abertura de mercados é apenas um dos resultados obtidos após a erradicação da praga, pois a qualidade geral dos frutos também é preservada, uma vez que não é necessário o uso de inseticidas para o controle da doença nos pomares.

Fonte:http://www.cidasc.sc.gov.br/blog/2020/02/11/esta-aberta-oficialmente-a-colheita-de-maca-em-fraiburgo/?fbclid=IwAR3Y-vRCR_obcyOhW8wjMxedjyIin6pLKLODNeu_v34mHkvAdhYgOGoYpD0



← Voltar
Sem comentários

Comente