FPA debate avanço da importação de maçãs da China que preocupa fruticultores

FPA debate avanço da importação de maçãs da China que preocupa fruticultores

Lideranças do Setor da Maçã, Deputados Estaduais do Sul do país e Secretários de Agricultura estiveram reunidos nesta terça-feira em Brasília na Frente Parlamentar da Agropecuária debatendo a preocupação dos fruticultores com o avanço das importações de maçã da China. A entrada da fruta no Brasil produzida pela China poderia trazer grandes prejuízos para o Setor nos estados produtores como Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Conforme o Deputado Valdir Colatto (PMDB/SC), atualmente a China responde por quase metade da produção mundial de maçã e por 70% da produção mundial de pera. Comparando com o Brasil a produção chinesa é trinta e uma vezes maior do que a brasileira. Ainda conforme o parlamentar, devido a grande quantidade produzida e aos subsídios do Governo chinês a maçã chinesa chegaria ao mercado brasileiro a trinta e quatro reais a caixa, sendo que o custo de produção em Santa Catarina é de trinta e cinco reais a caixa: “Hoje o Brasil produz um milhão e cem mil toneladas, a China trinta e oito, trinta e nove milhões de toneladas, se entra maçã da China acaba aqui com uma produção de maçã de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, onde tem cerca de quatro mil e trezentos produtores, cerca de cinquenta mil empregos diretos, cento e cinquenta mil empregos indiretos, e que gera toda uma economia de pequenos produtores em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, que são os grandes produtores de maçã, e nós temos a melhor maçã do mundo. Então nós estamos trabalhando para que o governo não importe, não faça moeda de troca a maçã com outros produtos da China para que não entre esse produto chinês aqui e inviabilize a maçã. Nós temos aí o custo de trinta e cinco reais a caixa, quando chegar aqui de vinte cinco a trinta o valor que chega da China vai inviabilizar o Setor da maçã aqui no Brasil.”
A China é a maior produtora mundial de maçã com cerca de trinta e seis por cento do mercado mundial e o volume com cerca de trinta milhões de toneladas colhidas anualmente, enquanto isso o Brasil é apenas o décimo quinto produtor mundial e a entrada da maçã chinesa poderia causar uma quebra sem precedentes aos produtores que não conseguirão atingir o preço de mercado praticado pela maçã da China.

De Brasília – Ronaldo Berwanger

Link aúdio:https://soundcloud.com/fpagropecuaria/fpa-debate-avanco-da-importacao-de-macas-da-china-que-preocupa-fruticultores



← Voltar
Sem comentários

Comente