Frio favorece safra de maçã

Frio favorece safra de maçã

fonte:http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI340715-18532,00-FRIO+FAVORECE+SAFRA+DE+MACA.html

A forte massa de ar polar que invadiu o Sul no início da segunda quinzena do mês favoreceu a cultura da maçã na região de Fraiburgo, em Santa Catarina. O município, localizado no centro-oeste do Estado, é um dos maiores produtores da fruta no país e responde por 18% da colheita nacional.
De acordo com meteorologistas da Climatempo, a onda de frio que provocou queda de neve em mais de 100 cidades catarinenses foi considerada histórica.
Para a garantia de uma boa safra, a macieira necessita de600 a 800 horas com temperatura mínima inferior ou próxima dos 7,2°C, dentro do período entre os meses de abril a setembro, considerado a fase de dormência da fruta.
Segundo Daniele Otsuki, meteorologista da Climatempo, durante a primeira semana deste mês, a previsão é de que a temperatura mínima fique entre 9°C e 13°C e as máximas entre 19°C e 24°C. Ao longo do dia, com a presença do sol e o céu quase sem nuvens, a temperatura sobe e as tardes serão mais quentes.
Entre sexta-feira (2/8) e o próximo domingo (4/8), uma nova frente fria se aproximará da região, favorecendo a chuva em todo o estado catarinense. Mas de acordo com Daniele, este fenômeno não trará de volta as fortes chuvas. “Esse sistema logo se afasta e o acumulado de chuva não será significativo”, afirma a meteorologista. No mês de julho, a cidade de Fraiburgo registrou aproximadamente 225 horas com temperatura dentro do padrão ideal para o desenvolvimento da cultura.
De acordo com José Luiz Petri, pesquisador da EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – as altas temperaturas durante as tardes devem ser observadas, pois podem afetar a produção. “Se a temperatura máxima ficar muito superior a 21°C, a consequência é a anulação das horas em que o frio foi eficaz para a macieira”, explica Petri.


← Voltar
Sem comentários

Comente