Frio intenso beneficia plantações de maçã em Santa Catarina

Frio intenso beneficia plantações de maçã em Santa Catarina

fonte:http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2013/07/frio-intenso-beneficia-plantacoes-de-maca-em-santa-catarina.html
Agricultores estão animados e apostam em uma boa safra.. Produção deve aumentar cerca de 10% em relação a 2012

O município de Fraiburgo, na região meio oeste de Santa Catarina, é um dos maiores produtores de maçã gala e fugi do país. São 4 mil hectares plantados com macieiras, que por ano rendem cerca de 200 mil toneladas entre as duas variedades.
O ano passado, os números da produção caíram em pelo menos 5% por causa do frio e da geada fora de época, condições climáticas que, neste ano, vieram no momento ideal.
O que faz com que o frio intenso e a geada nesta época do ano sejam vistos com bons olhos pelos produtores é o fato dos pomares estarem em fase de dormência. A seiva desce para a raíz e as macieiras se fecham, como forma de recarregar as energias. Somente quando os dias ficam mais longos e o calor começa a chegar é que a planta se abre, dando origem às flores, que iniciam um novo ciclo.
Dados da Associação Brasileira de Produtores de Maçã apontam que na última semana a região teve cerca de 200 horas de frio, forte indicativo de uma boa colheita.
Elvito Coldebella tem 15 hectares plantados com maçã gala. O ano passado, ele conseguiu colher 600 toneladas. “Eu acho que devemos aumentar a produção em cerca de 10%”, diz.


← Voltar
Sem comentários

Comente