Frutas previnem câncer e diabetes; confira 25 benefícios

Frutas previnem câncer e diabetes; confira 25 benefícios

Fonte: Correio do Estadohttp://www.correiodoestado.com.br/noticias/frutas-previnem-cancer-e-diabetes-confira-25-beneficios_163088/

TERRA 16/10/2012 00h00

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Foto: Divulgação
Maçã pode diminuir colesterol, entre outros
benefícios
Além de saborosas, as frutas proporcionam nutrientes e muitos benefícios à
saúde. Segundo pesquisas recentes, banana pode diminuir risco de AVC, framboesa
ajuda a prevenir o câncer, maçã pode colaborar, entre outros vários benefícios,
com a batalha para se manter magro e melancia no desempenho sexual. Quer tirar
proveito dessas e de outras propriedades? O Terra lista abaixo 25 delas,
relacionadas à banana, framboesa, frutas cítricas, maçã, melancia, melão amargo,
mirtilo, morango, nozes, romã, tomate e uva. Confira:
1. Comer três bananas por dia pode diminuir risco de AVC: a
fruta mais popular do Brasil pode prevenir acidente vascular cerebral (AVC).
Cientistas britânicos e italianos sugerem três bananas por dia para obter o
benefício. Os pesquisadores analisaram dados de 11 estudos diferentes e
constataram que uma ingestão de cerca de 1,6 mil miligramas de potássio por dia
(cada banana oferece por volta de 500 miligramas) reduz as chances de derrame
cerebral em 21%. O consumo de outros alimentos ricos no elemento, como espinafre
e nozes, também é benéfico.
2. Framboesa pode ajudar a prevenir câncer: cientistas da
Universidade de Ohio State, nos Estados Unidos, identificaram componentes em
framboesas pretas que poderiam ajudar a prevenir o câncer. Durante seus estudos,
descobriram reduções significativas nos tumores de cólon e esôfago em ratos
alimentados com a iguaria. Esse tipo de framboesa tem um sabor mais intenso que
as tradicionais e é rica em ácido elágico, antocianinas e antioxidantes, que
ajudam a destruir os radicais livres.
3. Frutas cítricas podem reduzir risco de AVC: comer frutas
cítricas, como laranja e toranja, é uma boa aposta para as mulheres. De acordo
com uma pesquisa da Universidade de East Anglia, na Inglaterra, essas iguarias
reduzem o risco de acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico. Segundo o site
Female First, o levantamento analisou o risco da doença e o consumo de frutas e
legumes que contêm flavonoides, compostos antioxidantes que são
anti-inflamatórios e melhoram a função dos vasos sanguíneos. Constatou-se que os
flavonoides encontrados em frutas cítricas, as flavanonas, conferem maior
proteção contra o problema.
4. Comer duas maçãs por dia pode reduzir risco de doença cardíaca em
mulheres:
para quem gosta de maçã, uma boa notícia. Comer duas por dia
pode reduzir o risco de doença cardíaca em mulheres, já que diminui os níveis de
colesterol, de acordo com uma pesquisa da Universidade Estadual da Flórida, nos
Estados Unidos. Segundo o jornal Daily Mail, os cientistas analisaram 160
pessoas do sexo feminino que já haviam passado pela menopausa.
5. Uma maçã por dia pode diminuir risco de câncer
colorretal:
uma pesquisa polonesa, divulgada na publicação European
Journal of Cancer Prevention, afirma que comer maçã regularmente pode reduzir o
risco de desenvolver câncer colorretal. A diminuição da chance de ter a
enfermidade foi observada nos voluntários que consumiram ao menos uma iguaria ao
dia. As propriedades de proteção devem estar ligadas ao alto teor de
flavonoides, que é cinco vezes mais prevalente na casca do que na polpa.
6. Vinagre de maçã pode ajudar a aumentar o colesterol bom:
o colesterol bom (HDL) tem efeito protetor sobre a saúde cardiovascular. E, de
acordo com uma pesquisa de Minnesota, nos Estados Unidos, uma ou duas colheres
diárias de vinagre de maçã podem aumentar seus níveis. Para chegar a essa
conclusão, a equipe analisou 120 pessoas. Metade delas teve de ingerir por oito
dias a iguaria e, a outra, uma solução de água e 2% de vinagre balsâmico
(placebo). Os cientistas acreditam que o produto acelere o processamento das
gorduras.
7. Maçã pode diminuir o colesterol: uma maçã média possui
aproximadamente 4 g de fibra e, uma parte disso, está na forma de pectina, um
tipo de fibra solúvel que tem sido associada à redução dos níveis do colesterol
ruim. De acordo com a WebMD, ela bloqueia a absorção de colesterol, ajudando o
corpo a usá-lo em vez de armazená-lo.
8. Maçã pode ajudar a se manter magro: um componente da
casca de uma maçã, o ácido ursólico, está relacionado a um risco menor de
obesidade, segundo um recente estudo feito com ratos e divulgado pelo jornal
Huffington Post. Isso porque aumenta a queima de calorias e o desenvolvimento de
músculos e massa magra.
9. Maçã pode prevenir problemas respiratórios: segundo a
revista Health, saborear pelo menos cinco maçãs por dia pode melhorar a função
pulmonar. O benefício se deve a um antioxidante chamado quercetina, encontrado
na pele de maçãs, cebolas e tomates, informou a BBC. Fora isso, um estudo de
2007 descobriu que as mulheres que comem muito dessa fruta são menos propensas a
ter filhos com asma.
10. Maçã pode diminuir o risco de diabetes: um estudo
publicado no American Journal of Clinical Nutrition descobriu que as maçãs,
assim como peras e amoras, estão ligadas a um risco menor de desenvolver
diabetes tipo 2 por causa de uma classe de antioxidantes, antocianinas, que são
também responsáveis ​​para pela coloração de frutas e vegetais.
11. Maçã pode melhorar funções cerebrais: segundo o Good
Housekeeping, a maçã tem sido associada a um aumento na produção de
acetilcolina, que se comunica entre as células nervosas. Isso faz com que a
fruta possa ajudar a memória e a diminuir as chances de desenvolver
Alzheimer.
12. Melancia é aliada contra doenças do coração: melancia
faz bem ao coração. Uma fatia por dia pode ajudar a prevenir ataques cardíacos,
segundo um estudo da Universidade Purdue, nos Estados Unidos. A iguaria ajuda a
baixar os níveis do mau colesterol, o LDL, principal fator que leva ao
entupimento de artérias. Os pesquisadores disseram que comer a fruta
regularmente colabora com a manutenção do peso e com menor acúmulo de gordura,
sendo que esses benefícios são creditados ao aminoácido citrulina
13. Melancia pode beneficiar vida sexual: o Departamento de
Agricultura americano divulgou um estudo que indica que o consumo regular de
melancia é benéfico para homens e mulheres e previne a disfunção erétil, a
hipertensão, melhora a sensibilidade à insulina e a degeneração macular. Isso
porque a fruta é rica em licopeno, que é um poderoso antioxidante carotenoide
que neutraliza radicais livres, que por sua vez, são substâncias nocivas ao
corpo. Por ter muita água e açúcares naturais, colabora para tornar os fluidos
do corpo (saliva, sêmen e secreção vaginal) mais adocicados e perfumados.
14. Melão amargo pode diminuir o crescimento de célula de câncer de
mama:
uma pesquisa americana que constatou que o extrato de melão
amargo (Momordica charantia) pode diminuir o crescimento das células do câncer
de mama. Os cientistas utilizaram células humanas da patologia e cultura
primária de células epiteliais mamárias humanas in vitro. “Nossos resultados
sugerem que o extrato de melão amargo modula vários caminhos de transdução de
sinal, o que induz a morte das células de câncer de mama”, disse a líder da
pesquisa, Ratna B. Ray, da Universidade de Saint Louis, ao site Science
Daily.
15. Mirtilo ode reduzir formação de células de gordura:
reduzir a formação de células de gordura é o sonho de muitos. E o mirtilo
(blueberry) pode torná-lo possível, de acordo com uma pesquisa da Texas Woman´s
University, nos Estados Unidos. A pesquisadora Shiwani Moghe decidiu verificar
se os polifenois da fruta conseguem inibir a obesidade na fase molecular. Para
isso, usou quantidades diferentes deles em culturas de tecidos de ratos.
Constatou que a maior concentração rendeu uma diminuição de 73% em lipídios
(gordura) e, a menor, de 27%. Segundo o site Science Daily, é preciso
realizar testes em humanos para analisar se as doses são eficazes e se há
possíveis efeitos adversos.
16. Suco da com a fruta pode melhorar a memória de idosos:
problemas de memória costumam atrapalhar a vida dos idosos. E, de acordo com uma
pesquisa divulgada na publicação Journal of Agricultural and Food Chemistry, da
Sociedade Química Americana, o mirtilo (blueberry) pode ajudar na situação.
Idosos que ingeriram suco da iguaria mostraram melhoras significas de
aprendizado e em testes de memória. O estudo envolveu profissionais da
Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, e os Departamentos da
Agricultura dos Estados Unidos e do Canadá.
17. Antioxidante do morango pode prevenir rugas: o ácido
elágico, um antioxidante encontrado no morango, tem efeito fotoprotetor.
Pesquisadores da Universidade Hallym, da República da Coreia, comprovaram que a
substância protege as células da pele humana contra os danos dos raios
ultravioletas, bloqueando a produção de enzimas matriz metaloproteinases (MMP),
que quebram o colágeno, e reduzindo a manifestação da ICAM, molécula envolvida
na inflamação. O estudo foi feito em camundongos jovens e sem pelos, comumente
usados em pesquisas dermatológicas por causa das semelhanças fisiológicas da
pele.
18. Nozes podem manter fome sob controle e combater gordura da
barriga:
para quem gosta de saborear noz, amêndoa e avelã, uma boa
notícia. Um punhado por dia desses frutos oleaginosos pode manter a fome sob
controle e combater a temida gordura abdominal, segundo pesquisadores da
Universidade de Barcelona, na Espanha. O levantamento apontou pela primeira vez
uma ligação entre as iguarias e aumento do nível de serotonina, uma substância
que regula o apetite e o humor, além de melhorar a saúde do coração.
19. Nozes podem tornar o crescimento do câncer de próstata mais
lento:
cientistas americanos da Universidade da Califórnia – Davis e do
Centro de Pesquisa Regional do Oeste, do Departamento Americano de Agricultura,
constataram que nozes podem tornar mais lento o crescimento do câncer de
próstata, segundo testes em ratos. Os animais que consumiram a iguaria tiveram o
aumento dos tumores reduzido de 30% a 40%.
20. Romã pode tornar o envelhecimento do DNA mais lento: a
romã recebeu o status de “elixir da juventude”, porque um estudo do laboratório
espanhol ProbelteBio constatou que pode tornar o processo de envelhecimento do
DNA mais lento. Os cientistas, liderados por Sergio Streitenberger, forneceram a
60 voluntários diariamente, ao longo de um mês, uma cápsula com extrato da fruta
inteira (medula, casca e sementes). Nos que lançaram mão da fruta, constatou-se
uma diminuição significativa do marcador 8-Oxo-DG, associado a danos celulares,
que podem causar deficiência no cérebro, músculo, fígado e rim, além de
envelhecimento da pele. A pesquisa foi financiada pela empresa fabricante de
suco Pomegreat, do Reino Unido.
21. Suco de romã pode deixar pessoa mais entusiasmada com
trabalho:
estressado com as longas e cansativas horas no escritório?
Pois saiba que, de acordo com uma pesquisa financiada pela empresa fabricante de
suco Pomegreat, do Reino Unido, suco de romã pode ajudar a se sentir mais
entusiasmado com o trabalho. Os cientistas, liderados por Emad Al-Dujaili, da
Universidade Queen Margaret, na Escócia, analisaram voluntários que beberam 500
ml suco da iguaria por dia durante duas semanas. Segundo reportagem publicada
pelo jornal Daily Mail, quase todos os participantes relataram estar mais
entusiasmados, inspirados, orgulhosos e ativos.
22. Suco de romã pode diminuir chance de armazenar gordura
abdominal:
romã pode ajudar no combate à temida gordura abdominal. De
acordo com uma pesquisa da Universidade de Edimburgo, na Escócia, o suco da romã
tornaria seus apreciadores menos propensos a desenvolver células de gordura na
região. Os 24 voluntários de ambos os sexos ingeriram uma garrafa de 500 ml da
bebida por dia, ao longo de quatro semanas. No fim do período, quase metade
deles apresentaram níveis baixos de ácido graxo não-esterificados, relacionado
com maior armazenamento de gordura em torno do abdômen e aumento do risco de
doença cardíaca e diabetes tipo II. Além disso, 90% do grupo apresentou pressão
arterial menor.
23. Extrato de romã pode estimular contração do útero no parto:
contrações fracas podem prejudicar algumas mães na hora do parto. A boa
notícia é que cientistas da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, e da
Universidade Suranaree de Tecnologia, na Tailândia, constataram que o esteroide
beta-sitosterol, presente nas sementes de romã, poderia ser usado para
intensificá-las. A análise verificou o extrato da semente da fruta e seu efeito
sobre amostras do músculo liso uterino.
24. Dois copos de suco de tomate por dia podem ajudar a prevenir
osteoporose
: aos apreciadores de tomate, um motivo a mais para
ingeri-lo. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Toronto, no Canadá,
dois copos de suco da iguaria fortalecem os ossos e podem prevenir a
osteoporose. O possível responsável pelo benefício é o licopeno, que dá a cor
vermelha ao alimento. A equipe de cientistas analisou 60 mulheres na
pós-menopausa, com idades entre 50 a 60.
25. Uva pode proteger contra câncer de pele e prevenir envelhecimento
prematuro:
a uva não é só saborosa. Também pode proteger contra o
câncer de pele e prevenir o envelhecimento prematuro, de acordo com um estudo da
Universidade de Barcelona e do Conselho Nacional de Pesquisa, ambos da Espanha.
Os responsáveis pelos benefícios são os flavonoides extraídos da fruta. Esses
compostos defendem as células da radiação ultravioleta emitida pelo sol,
relacionada aos problemas de pele.  



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