José Luiz Petri se aposenta após 43 anos de Epagri

José Luiz Petri se aposenta após 43 anos de Epagri

Pesquisador é referência em fruticultura, principalmente na cultura da maçã

O pesquisador José Luiz Petri, uma das principais referências em fruticultura no Brasil, se aposentou após 43 anos na Epagri. Ele recebeu uma homenagem na última quarta-feira, 17, na Estação Experimental de Caçador.

Petri iniciou sua carreira profissional como extensionista na Acaresc. Ao integrar a equipe de pesquisadores da Empasc e da Embrapa, em Videira, na década de 70, trouxe consigo o senso de desenvolver pesquisa de demanda dos produtores para promover o desenvolvimento de fruticultura. Sua experiencia na assistência técnica certamente o ajudou na escolha de um estilo de trabalho sempre conectado com os técnicos de extensão e produtores.

Assim, sua carreira se destaca pela assistência técnica, treinamentos de técnicos e produtores além do desenvolvimento de pesquisas.

Petri soube interagir com vários grupos de pesquisadores do Brasil e do exterior e com os produtores de maçãs para aprimoramento de seu conhecimento e de seus projetos pesquisas e para difundir os  conhecimentos aos produtores e técnicos.

Sua permanência por tantos anos no interior, onde o fruticultor está, revela que seu trabalhado tem sido por gosto e paixão.

Suas pesquisas se concentraram com macieiras, mas contribui em pesquisas com várias outras espécies como pereira, pessegueiro, ameixeira, etc.

Estudou várias áreas da cultura da macieira:

– Crescimento e desenvolvimento das macieiras
– Fenologia (dormência, florescimento, frutificação, desenvolvimento dos frutos, etc)
– Poda e condução das plantas,
– Manejo das plantas por reguladores de crescimento,
– Efeitos de condições climáticas sobre o desenvolvimento das plantas
– Polinização.

Algumas contribuições se destacam pelo grande impacto no desenvolvimento da pomicultura no Brasil e consequências econômicas e sociais:

Desenvolvimento da tecnologia para quebra de dormência de macieiras.
Trabalhos iniciados no início da década de 70 em conjunto com seus colegas Moacir Pasqual, Gerson R.L. Fortes, Anísio Camilo, entre outros e inspirados em pesquisas de outros países como Israel.
Não haveria no Brasil produção de maçãs em escala “industrial” sem o desenvolvimento dessa tecnologia de quebra de dormência.
Pesquisas para aumento da frutificação efetiva pelo aprimoramento da polinização e uso de nutriente.
Trabalhos do início da década de 80 com seus colegas Moacir Pasqual e Gerson Fortes.
Monitoramento de unidades de Frio
Trabalhos iniciados em meados da década de 80 em conjunto com o pesquisador alemão Andreas Ebert que trabalhou na Epagri/Caçador na década de 80 (Convênio com a GTZ).
A análise anual dos dados climáticos contribui para o desenvolvimento aumento da eficiência da técnica de quebra de dormência.

Pesquisas sobre densidade de plantio de macieiras

Trabalhos iniciados no final da década de 80 em conjunto com o pesquisador Zilson RAASCH.
Primeiras pesquisas no Brasil para demonstrar os benefícios de plantio de pomares em alta densidade.
Desenvolvimento da tecnologia para aumento da frutificação efetiva de macieiras
Trabalhos iniciados no início da década de 90 em conjunto com o pesquisador Luiz C. Argenta.
Para regiões de inverno ameno (poucas horas de frio) não bastava induzir brotação e florescimento precisava aumentar a frutificação efetiva. Essa técnica que continua sendo aprimorada até hoje pelo Petri também foi essencial para aumento da produtividade e expansão da área plantada, especialmente em regiões mais quentes.

Desenvolvimento da cultivar Fuji Suprema

Mutante da cultivar Fuji encontrado por produtor de maçãs Gilberto Brandt de curitibanos.
Pesquisas com reguladores de crescimento para aumento da frutificação efetiva, raleio de da carga de flores e frutos, controle da maturação na planta (Retain), controle do crescimento de macieiras (Prohexadiona de Cálcio), etc.

Fonte:https://www.cacador.net/noticias/geral/2021/02/22/homenagem-jose-luiz-petri-se-aposenta-apos-43-anos-de-epagri-50731



← Voltar
Sem comentários

Comente