MAÇÃ BRASILEIRA NA PREVENÇÃO DO ALZHEIMER

MAÇÃ BRASILEIRA NA PREVENÇÃO DO ALZHEIMER

Publicado Por: Viva Bem Uol https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/05/23/comer-alimentos-ricos-em-flavonoides-reduz-ate-4-vezes-o-risco-de-alzheimer.htm

Comer alimentos ricos em flavonoides reduz até 4 vezes o risco de Alzheimer

Não é de hoje que uma alimentação rica em frutas e verduras está associada à prevenção de diversas doenças e a boa saúde do organismo em geral, inclusive do cérebro. Uma nova pesquisa, publicada no American Journal of Clinical Nutrition (Clique aqui para ler o estudohttps://academic.oup.com/ajcn/advance-article/doi/10.1093/ajcn/nqaa079/5823790 ), mostra que o consumo regular de alimentos ricos em flavonoides, como uva, maçã e alguns tipos de chás reduz em até quatro vezes o risco de desenvolver Alzheimer e outras demências relacionadas à doença. Realizado por cientistas da Universidade Tufts (EUA), o estudo avaliou a dieta de 2.801 pessoas ao longo de quase 20 anos, analisando a ingestão de seis tipos de flavonóides (substâncias naturalmente presentes nos vegetais). Nesse período, foram diagnosticados entre os voluntários 198 demências relacionadas ao Alzheimer, sendo que 158 casos foram do próprio Alzheimer

Ao cruzarem os dados, os pesquisadores concluíram que as pessoas que tinham uma alta ingestão de alimentos ricos em flavonoides enfrentavam risco de duas a quatro vezes menor do que o grupo com baixo consumo dessas substâncias.

Como “alto consumo”, os pesquisadores consideraram ingerir pelo menos o equivalente a 7,5 xícaras (chá) de frutas, 8 maçãs ou beber 19 xícaras de chá (como o verde, o branco ou preto) por mês. Já a “baixa ingestão” foi equivalente a não comer frutas ou ingerir pouco mais de uma maçã ou beber uma xícara de chá no período de 30 dias.

O Ministério da Saúde estima que no Brasil há mais de 1,2 milhão de pessoas com Alzheimer e esse número deve chegar a 4 ou 5 milhões até 2050. A doença ainda não tem cura e uma boa alimentação e outros hábitos saudáveis são importantes para reduzir o risco da demência. Veja algumas atitudes que você deve tomar para se prevenir da condição:

Pratique exercícios regularmente Além de preservar a saúde como um todo, os exercícios têm um papel importante para as funções cognitivas.

Durma bem Procure ter, em média, de seis a nove horas de sono por dia. Isso é importante para a produção de substâncias que reparam o organismo e ajudam a manter o corpo saudável, incluindo o cérebro.

Cultive o lazer e tenha uma vida social ativa Conversar com os amigos, ter um hobby, fazer cursos e ter uma vida intelectual rica ajuda a garantir uma reserva cognitiva, o que pode adiar os sintomas se a pessoa ficar doente.

Coma bem Priorize o consumo de frutas, verduras, legumes e fontes de gorduras saudáveis (como azeite e castanhas) e reduza a ingestão de açúcar e produtos industrializados.

Evite beber e fumar O cigarro e o álcool trazem diversos prejuízos para a saúde do cérebro –e do restante do corpo, você sabe.

Fonte: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/05/23/comer-alimentos-ricos-em-flavonoides-reduz-ate-4-vezes-o-risco-de-alzheimer.htm



← Voltar
Sem comentários

Comente