Maçã Brasileira no Combate ao Fumo

Maçã Brasileira no Combate ao Fumo

No dia 31 de maio celebra-se o dia internacional de combate ao fumo, alertando sobre os riscos do uso do cigarro. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável no mundo é o tabagismo.

Mais de 4.700 substâncias tóxicas são encontradas na fumaça do cigarro, algumas delas com potencial para se tornarem cancerígenas. O cigarro é grandemente responsável por casos de câncer não só de pulmão, mas também de neoplasias da boca, laringe, esôfago, estômago e até dos aparelhos urinário e reprodutivo. A informação é da Dra. Jacqueline Scholz, coordenadora da área de cardiologia do programa de tratamento do tabagismo do Instituto do Coração (Incor) e uma das maiores especialistas na área. Leia mais  (fonte: https://jornal.usp.br/)

Em evento realizado pela Uniandrade alunos e voluntários trocavam maçãs por cigarros. Na tentativa de auxiliar aos fumantes a darem seu primeiro passo. A escolha da fruta para esta troca se deu pelo fato de que o consumo diário de uma maçã beneficia o sistema respiratório. Segundo a coordenadora de Nutrição da Uniandrade, Letícia Mazepa, a maçã é fonte de antioxidantes, que auxilia na boa saúde, especialmente dos fumantes, por produzirem muitos radicais livres. Leia mais (fonte: https://www.bemparana.com.br/)

Um evento similar proporcionado pela SBC – Sociedade Brasileira de Cardiologia ressalta que o Brasil é o líder em redução da percentagem de fumantes adultos, pois em 22 anos a população tabagista baixou de 34,8% para 15,1%. E para convencer os recalcitrantes a pararem de fumar, principalmente as mulheres, a SBC promoveu movimentos como em São Paulo, onde os fumantes são abordados na rua e convidados a fazer uma troca: entregam o maço de cigarro e recebem uma fruta, alimento saudável que ajuda inclusive a reduzir os efeitos nefastos do fumo. “Esta ação está sendo possível através da parceria da SBC com Ceagesp”, conta Machado – Diretoria de Promoção da Saúde da Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Leia Mais (fonte: http://www.segs.com.br)

A maçã auxilia na saúde dos pulmões, atuando diretamente na proteção, na capacidade respiratória e no reparo de danos. Diversos estudos relacionam o consumo regular da maçã à prevenção de cânceres, melhora na capacidade pulmonar, reparo de danos ocasionados pelo cigarro, favorece a qualidade de vida, melhora no sistema imunológico e prevenção da ação de radicais livres. Leia Mais



← Voltar
Sem comentários

Comente