maçã: uma fruta completa

maçã: uma fruta completa

O fruto se destaca pela grande variedade de substâncias benéficas, como vitamina C, fibras e antioxidantes

Ela povoa o imaginário popular e aparece em histórias diversas. É chamada de fruto proibido e já representou o pecado, sendo apontada como o motivo da expulsão de Adão e Eva do paraíso. Conta-se que os galhos da macieira serviam para fazer as varinhas dos druidas, os sábios celtas. Branca de Neve se deixou seduzir pela beleza do alimento. Também, reza a lenda, teria sido a fonte de inspiração para o cientista inglês Isaac Newton (1643-1727) bolar a lei da gravidade.

Muito além de narrativas fantásticas, a maçã combina com uma vida equilibrada. Ela oferece quercetina, antioxidante que blinda nossas células e previne o envelhecimento precoce. O mesmo ingrediente dificulta o acúmulo de gordura nas artérias.

Claro que a fruta não se faz só de quercetina. Tanto a polpa quanto a casca guardam a pectina, um tipo de fibra que, não bastasse atuar em prol do coração, colabora para a saúde intestinal. Há evidências de que ajude inclusive a reduzir o risco de tumores no intestino.

Pra completar, o vegetal entrega nutrientes que vão do potássio, mineral conhecido por abaixar a pressão arterial, até a badalada vitamina C, que favorece a beleza da pele, contribuindo no combate à flacidez. São os motivos que justificam um velho ditado estrangeiro: “Comer uma maçã por dia afasta o médico”!

Fonte: https://saude.abril.com.br/alimentacao/maca-uma-fruta-completa/

 



← Voltar
Sem comentários

Comente