Cresce o consumo global de maçã

Cresce o consumo global de maçã

Publicado em: 24/12/2015

Em todo o mundo cerca de 824 milhões de toneladas métricas de frutas frescas foram produzidas em 2013. Com 81 milhões de toneladas métricas de maçãs, atingindo uma respeitável fatia de de 12 por cento. Assim, as maçãs são as frutas frescas mais importantes diretamente depois bananas. Seguido de perto por uvas para vinho com 77 milhões de toneladas e laranjas com 71 milhões de toneladas métricas. Tomando em consideração todas as culturas, a maçã está na posição 20. Quantitativamente a cultura mais significativa é o açúcar de cana, seguido de arroz, milho e trigo.

No gráfico: Banana 16%, Maçã 12%, Uva 11%, Laranja 10%, Manga 6%, Plátanos 6%, Frutas Menores 5%, Frutas Cítricas 4%, Peras 4%, Abacaxi 4% e Outras 22%.
China é o maior produtor
A produção global de maçã é dominada pela China. 49% da produção global, que é cerca de 40 milhões de toneladas métricas, vem da China. Os EUA vem distantemente atrás, com uma produção de 4 milhões de toneladas que ocupam a segunda posição. Com uma quota de 4% a Turquia é também um jogador importante no comércio de maçã. Seguido pela Polônia e Itália, os primeiros países europeus sobre esta lista com quotas de 4% e 3% do mercado. Há potencial para crescimento na Índia. Há enormes oportunidades de crescimento na Índia, com uma quota de produção de 3% fixado contra a população total. A título de comparação: A Áustria tem uma quota de mercado mundial de 0,47%, com uma produção de maçã de 375.000 toneladas (cerca de 180.000 toneladas métricas cultivados comercialmente).
O consumo global de maçã cresce
De acordo com pesquisa da AMI consumo da maçã mudou drasticamente ao longo dos últimos 10 anos. É feita a distinção entre os países sem a produção de maçã e os países produtores de maçã . Nos países produtores de maçã da Europa Ocidental e América do Norte o consumo de maçã diminuiu claramente, -11% na Europa Ocidental e -8% na América do Norte. Por outro lado, o consumo no hemisfério sul tem crescido a uma porcentagem. A Ásia tem mostrado um crescimento notável também. A produção aumentou em 67% em 10 anos. Na África e Sudeste Asiático, regiões sem produção de maçã, a maçã se tornou cada vez mais popular. África Ocidental apresenta o maior crescimento no consumo com 175%. Na África Oriental e Sudeste da Ásia, o consumo aumentou 70%. Estes mercados são difíceis e provocam uma mudança crescente no fluxo de mercadorias a partir de uma perspectiva global. Especialmente a África do Sul está tentando abastecer os mercados circundantes. Europa parece estar perdendo seu papel central no mercado mundial no setor das frutas e produtos hortícolas.
Diminuição do consumo de maçã na Europa
O consumo de maçãs na UE (cerca de 500 milhões de habitantes) é, em média, 15 kg por pessoa. Na Áustria, as maçãs são mais procurados, com um consumo de 19 kg por pessoa. O consumo total de maçã na UE é de cerca de 7,5 milhões de toneladas métricas. Infelizmente um declínio é visível no consumo de maçãs nos últimos anos. A tendência de queda é de cerca de 2% ao ano. Esta é a quantidade considerável de 150.000 toneladas métricas, e é um grande desafio para os produtores europeus.
Ásia promete crescimento
Na temporada anterior 56.000 toneladas de maçãs foram importados da Índia e 52.000 toneladas métricas de China. Apenas a Itália e a França conseguiram obter uma posição nestes mercados, e apenas com pequenas quantidades. Estes mercados estão ainda em desenvolvimento e para atender aos altos padrões de qualidade muito trabalho ainda tem que ser feito. Para a maior parte da Ásia é fornecido pelos EUA, Chile e Nova Zelândia. Os países africanos importam as suas maçãs no primeiro lugar da África do Sul. No total, um montante de 99.000 toneladas foi importado em 2014. Isso representa um aumento de cerca de 50% em relação a 2011. A maior parte da produção foi para a África Ocidental, com a Nigéria como o maior mercado na região. O mercado mais importante na África Oriental é o Quênia. A Tanzânia comprou apenas pequenas quantidades de maçãs.
As previsões para a próxima safra
WAPA (World Apple and Pear Association) estima este ano uma colheita de cerca de 12 milhões de toneladas para os 28 estados membros da UE. Isto é um pouco menor do que o rendimento muito elevado da estação anterior. Mas ainda é 7% superior à média de 2012 a 2014. As primeiras previsões dos países individuais confirmam isso. O menor rendimento esperado poderia aliviar a pressão do mercado e, talvez, aumentar a renda para os produtores em comparação com o ano passado. Na Polônia, o maior produtor de maçã da Europa, com 3,75 milhões de toneladas de maçãs, a colheita poderá ser um pouco menor devido à seca. A Alemanha ajustou sua previsão inicial ligeiramente para cima, as expectativas gerais cautelosamente otimistas para a próxima temporada. Este ano as condições para as maçãs na França eram muito boas. O rendimento aumentou 10% para 1,6 milhões de toneladas de maçãs. A França tornou-se o terceiro maior produtor de maçãs na UE depois de a Polônia e a Itália. A Itália, que sofreu com a seca também espera um rendimento de 2,33 milhões de toneladas (menos de 5% em relação ao ano anterior).
A colheita de maçã 2015 na Áustria consiste em maçãs de alta qualidade. No total, 180 mil toneladas são colhidas, este é um decréscimo de 5% em relação ao ano passado.
A Nova Zelândia também  deu as primeiras estimativas da safra de 2015-2016. Com base no tempo favorável é esperado um rendimento pouco maior de 551.000 toneladas métricas. Por isso, é esperado um aumento no volume de exportação, principalmente para a Ásia. Em contraste com a exportação para a Europa, que têm diminuído nos últimos anos.
A Turquia expande sua produção de maçã e é o primeiro a lucrar com as melhores oportunidades de exportação para a Rússia devido à proibição russa de importação de produtos agrícolas europeus. 
As variedades importantes
Três variedades são responsáveis ​​por 33% do volume de produção. A variedade mais importante é a Golden Delicious com 2.546 milhões de toneladas. Seguida pela maçã Gala com 1.331 milhões de toneladas e as maçãs Idared com 1,111 milhões de toneladas métricas. A produção de Red Delicious e Jonagold atinge cerca de 600 milhões de toneladas métricas. No hemisfério sul a Gala é claramente a mais popular, com 1,8 milhão de toneladas. E nos EUA, a Red Delicious é com 1,2 milhão de toneladas de maçã o mais popular. Idared está se tornando a principal variedade de maçã na Rússia.
(Versão Original – Tradução Google)

Fonte: http://www.freshplaza.com/article/149489/Global-apple-consumption-grows?utm_campaign=newsletter&utm_medium=ed2&utm_source=s4 



← Voltar
Sem comentários

Comente