Palmas deve manter nesta safra a produção de 13 mil toneladas de maçã

Palmas deve manter nesta safra a produção de 13 mil toneladas de maçã

Os produtores de maçã do município de Palmas estão otimistas para a safra 2020/2021. Isso porque, neste ano, estima-se que a produção seja novamente em torno de 13 mil toneladas, como ocorreu na safra passada.

A informação é do engenheiro agrônomo da unidade de Palmas do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar/Emater (IDR-Paraná), Elivelto Rossoni.

Segundo ele, o município tem cerca de 15 produtores e a área implantada com a cultura da macieira é de 395 hectares [alguns pomares estão localizados nos arredores da cidade, sendo que a maioria se encontra no Horizonte, às margens da PR-280].

“A previsão de safra para este ano é que se mantenha a produção do ano passado, podendo haver pequeno aumento na produtividade. O que se observa nos pomares é que a qualidade da fruta está melhor, devido a condições climáticas mais favoráveis à cultura deste ano”, diz.

Ele completa que o menor volume de chuvas durante a floração dos pomares e no desenvolvimento da fruta foi um ponto positivo, “diminuindo a incidência de doenças e proporcionando mais qualidade na produção”.

Variedades

O engenheiro agrônomo afirma que a maioria da produção consiste na variedade Gala (55%), seguida da Fuji (40%) e da Eva (5%). “Em torno de 90% da produção são comercializados no mercado in natura, distribuídos em praticamente todo o Brasil; e 10% comercializados junto à indústria para produção de sucos e outros derivados”.

Rossoni ainda diz que a colheita da maçã no município iniciou com a variedade Eva, na primeira quinzena de janeiro. Posteriormente com a variedade Gala, na segunda quinzena, a qual se estenderá até meados de fevereiro, quando se iniciará a colheita da variedade Fuji, que se prolongará durante o mês de março e início de abril.

“O cultivo da fruta tem muita importância no município, tendo em vista a renda que a atividade proporciona e o número de empregos gerados, uma vez que no município localiza-se uma unidade frigorífica da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar) — para armazenamento de frutas, com unidades de classificação e embalagem —, propiciando aos produtores condições para armazenamento da produção para posterior comercialização, sendo o IDR parceiro para o desenvolvimento da atividade na região”, finaliza.

Paraná

O otimismo em relação a safra de maçã não se restringe a Palmas. De acordo com a Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (Seab), no Paraná, a produção deve superar 32 mil toneladas, o que representa uma oferta ajustada ao consumo; por isso o preço melhor para o produtor.

Já no País, de acordo com Ivanir Leopoldo Dalanhol, diretor técnico e de qualidade da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã, a previsão é colher 1,15 milhão de toneladas neste ano.

Fonte: https://diariodosudoeste.com.br/regiao/palmas-deve-manter-nesta-safra-a-producao-de-13-mil-toneladas-de-maca



← Voltar
Sem comentários

Comente