Presidente da CNA pede ao Governo que intensifique diálogo para a construção de políticas para o setor

Presidente da CNA pede ao Governo que intensifique diálogo para a construção de políticas para o setor

Brasília (12/07/2016) – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, pediu ao governo que intensifique o diálogo na construção das políticas públicas para o setor agropecuário. O pedido foi feito na reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) com o presidente da República em exercício, Michel Temer, na terça-feira (12/07), na sede da FPA, em Brasília. Após o encontro, João Martins alertou ainda para a necessidade de mais segurança jurídica no campo “não podemos viver em um país onde você não tenha segurança para manter aquilo que você faz, principalmente a terra onde se produz”, justificou.
O presidente da CNA participou do encontro semanal da FPA, que pela primeira vez teve a presença de um presidente da República, para discutir as demandas do setor agropecuário. Neste contexto, foram abordados temas como: a demarcação de terras indígenas, compra de terra por estrangeiros, questão quilombola, regularização fundiária, concessão de licenças ambientais para empreendimentos agropecuários, fortalecimento de políticas públicas para a assistência técnica e extensão rural, além do incentivo à agricultura familiar. 
O presidente da Repúbica em exercício destacou a importância do setor agropecuário para a economia brasileira. Na questão indígena, o presidente da República em exercício Temer defendeu o cumprimento da Constituição Federal e sinalizou que vai resolver os problemas relativos a este tema sem prejudicar os indígenas. Também acenou com propostas para acelerar o licenciamento ambiental, que muitas vezes é “um impeditivo”. Informou, ainda, que está analisando mudanças nas regras para a aquisição de terras por estrangeiros. 
Em carta entregue ao presidente da República, a FPA defendeu soluções para alavancar o crescimento do setor, afirmando que há pautas estratégicas. “É possível harmonizar os diversos segmentos nacionais em busca da consolidação de um novo país, fundamentado num modelo de desenvolvimento socioeconômico que privilegie a livre iniciativa, a segurança jurídica e a eficiência produtiva”, afirmou na nota o presidente da FPA, deputado Marcos Montes (PSD-MG). 
Também estiveram no encontro os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.
Assessoria de Comunicação CNATelefone: (61) 2109 1419
Tags:


← Voltar
Sem comentários

Comente