SC vai mapear todos os pomares de maçã

SC vai mapear todos os pomares de maçã

Os pomares de maça de Santa Catarina serão mapeados com objetivo de analisar toda a cadeia produtiva no Estado. O trabalho será desenvolvido pela equipe de pesquisa da Epagri/Ciram e vai usar sensoriamento remoto.

A tecnologia usa imagens de satélite, atualizadas a cada cinco dias, como forma de observar os pomares a distância e gerar dados para o setor. Hoje esse mapeamento é feito com base em entrevistas. O projeto está na fase final de validação dos dados, uma etapa em que a participação dos extensionistas rurais da Epagri é fundamental para aferição das informações geradas eletronicamente, confirmando ou corrigindo os dados.

“A principal informação será a área plantada. Com esses dados, cruzamos os dados com altimetria do terreno, horas de frio, declividade, vertente e todas as variáveis que interferem na produtividade da cultura”, explica Kleber Trabaquini, pesquisador Epagri/Ciram.

Todas essas informações geradas no processo vão abastecer uma plataforma on-line que estará disponível a qualquer usuário, de forma livre e gratuita. A previsão de lançamento do serviço é para o primeiro trimestre deste ano. A tecnologia já foi usada para mapear a cadeia do arroz e a proposta é expandir também para cebola e uva.

Maior produtor de maçã do Brasil, Santa Catarina se destaca não só pelo volume de produção, mas também pela qualidade das frutas. Um alto padrão reconhecido pelo mercado interno e no exterior. O estado conta com 2.992 produtores e a safra passada girou em torno de 585 mil toneladas, cerca de 60% da produção nacional. As principais variedades produzidas são Gala e Fuji.

Fonte:https://www.agrolink.com.br/noticias/sc-vai-mapear-todos-os-pomares-de-maca_445867.html



← Voltar
Sem comentários

Comente