Seminário avalia inspeção de frutas e hortaliças no Brasil e na União Europeia

Seminário avalia inspeção de frutas e hortaliças no Brasil e na União Europeia

Brasil e União Europeia (UE) intensificam cada vez mais a troca de informações em setores da atividade agrícola. Nesta terça-feira (5), em Brasília, começou o seminário de análise dos sistemas de inspeção e avaliação de conformidade de frutas e hortaliças nos mercados brasileiro e do bloco europeu. O encontro ocorre no auditório-maior do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e vai até esta quarta-feira (6).
 
 
O seminário de análise do Projeto Sistemas de Inspeção e Avaliação da Conformidade de Frutas e Hortaliças na União Europeia e no Brasil faz parte dos Diálogos Setoriais. Trata-se de uma nova dinâmica de cooperação técnica entre o país e bloco europeu, buscando o intercâmbio de conhecimentos e experiências em áreas de interesse mútuo.

Um dos objetivos da troca de informações é possibilitar o conhecimento sobre a legislação e os procedimentos de inspeção de frutas e hortaliças frescas na União Europeia. A expectativa é que isso possa contribuir para aprimorar ainda mais a fiscalização dos produtos brasileiros destinados ao consumo interno e às exportações.

Secretario Rangel (de barba): experiência europeia vai ajudar modernização regulatória

“Estamos passando por um processo de transformação em nosso sistema de inspeção. Tenho certeza que a expertise europeia será importante para nos ajudar na modernização regulatória, entre outras melhorias”, destacou o secretário de Defesa Agropecuária, Luís Rangel, durante a abertura do encontro.

A primeira palestra, da consultora do projeto, Mafalda dos Santos, foi sobre a legislação da União Europeia para frutas e hortaliças. De acordo com ela, um dos aspectos importantes para o controle de conformidade é a base de dados de todos os que participam da comercialização de frutas e produtos hortícolas.

 

Tags:


← Voltar
Sem comentários

Comente