Sistema fará previsão de doenças da maçã no Sul do Brasil

Sistema fará previsão de doenças da maçã no Sul do Brasil

fonte:http://www.canaldoprodutor.com.br/comunicacao/noticias/sistema-fara-previsao-de-doencas-da-maca-no-sul-do-brasil

Em breve estarão prontas para funcionamento as estações dos municípios catarinenses de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema, Painel, Fraiburgo, Frei Rogério, Caçador, Rio das Antas e Lebon Regis. Também já estão nos procedimentos finais de instalação as estações de Porto Amazonas, no Paraná, e de Vacaria e Bom Jesus no Rio Grande do Sul. 
Estas estações monitoram o volume de chuva, a temperatura e a umidade relativa do ar, assim como o molhamento foliar. Estes dados são enviados via GPRS (mensagens de celular), a cada hora, para a Epagri/Ciram, em Florianópolis, onde são processados e as informações disponibilizadas, em tempo real, para os usuários. 
O sistema desenvolvido pela Epagri/Ciram, que por enquanto funciona para o tomate, permite que cada nova estação meteorológica telemetrizada instalada seja automaticamente incluída nos avisos e alertas acessados pelos usuários. No site da Epagri/Ciram os produtores de maçã terão acesso aos dados meteorológicos horários, início e final do molhamento foliar, severidade esperada, previsão do aparecimento das manchas, entre outras informações, semelhante ao que existe hoje para o tomate (http://ciram.epagri.sc.gov.br/agroalertas/index.jsp?pag=2&variavelP=203
O projeto para a implantação do sistema on-line de previsão da sarna e da mancha da gala contou com importante colaboração das Estações Experimentais da Epagri de São Joaquim e de Canoinhas. O financiamento é do Governo de Santa Catarina, Epagri, SDS (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável) Basf, CNPq, FINEP e MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário). O custo inicial está estimado em mais de R$ 500 mil.


← Voltar
Sem comentários

Comente