Uma maçã por dia realmente mantém o médico afastado?

Uma maçã por dia realmente mantém o médico afastado?

//dining.nd.edu: 27 de novembro de 2019
Tradutor: Google
Leia a versão original abaixo ou direto na fonte:

https://dining.nd.edu/whats-happening/news/does-an-apple-a-day-really-keep-the-doctor-away/

Independentemente da idade, todos ouvimos a expressão “uma maçã por dia mantém o médico afastado”. De onde veio essa frase e as maçãs merecem essa reputação?

Quanto às origens da expressão, na verdade há um livro sobre o assunto e, segundo ele, o ditado remonta à década de 1860 na Inglaterra com o ditado: “Coma uma maçã ao ir dormir, e você manterá o médico de ganhar seu pão. ”Desde então, evoluiu para o que dizemos hoje. E a popularidade desta frase não se perdeu na medicina moderna, pois existem muitos estudos avaliando maçãs e se elas podem realmente manter o médico à distância.

As maçãs são uma rica fonte de vitamina C, potássio, fibra, nutrientes e várias outras vitaminas e minerais. Devido ao seu alto conteúdo nutricional, as maçãs se tornaram um foco de pesquisa popular quando se trata de várias doenças, como câncer, diabetes, osteoporose, AVC e demência. Começando com o câncer, uma meta-análise de 2016 revelou reduções significativas no risco de câncer em pessoas com maior consumo de maçã em comparação com aquelas com menor consumo.

Para diabetes, um estudo finlandês analisando 10.000 homens e mulheres encontrou uma relação inversa significativa entre a ingestão de maçã e o risco de diabetes tipo 2. Nos Estados Unidos, um estudo descobriu que o risco de diabetes tipo 2 diminuiu 27% em mulheres que consomem uma maçã por dia em comparação com aquelas que não consomem. No que diz respeito à saúde óssea, o consumo de maçã mostrou diminuir significativamente a secreção líquida de ácido. Isso é importante porque a excreção líquida de ácido está associada à perda de cálcio na urina.

Quanto à doença cardiovascular, vários estudos avaliaram o consumo de maçã e o risco de AVC. Um grande estudo mostrou uma relação inversa entre a ingestão de maçã e o risco de derrame. Outro grande estudo constatou que consumir pelo menos uma maçã por semana resultou em uma redução de 15% no risco de morte por doença cardíaca coronária e uma redução de 13% na AVC geral. Outro estudo na Finlândia descobriu que, quanto maior a ingestão de maçãs por um indivíduo, menor o risco relativo de morte por AVC.

Por último, mas não menos importante, consideramos os efeitos da ingestão de maçã na demência. Todos os estudos recentes parecem ter sido conduzidos em camundongos ou ratos, mas o principal é que a ingestão de maçãs e suco de maçã resultou em uma melhora significativa no desempenho cognitivo, no estresse oxidativo reduzido e no desempenho da memória (conforme medido pelas tarefas do labirinto).

Ao todo, há uma linha impressionante de resultados que tornam a maçã aparentemente digna desse velho provérbio. E com tantas variedades de maçã para escolher, comer uma maçã por dia nunca precisa ser entediante.



← Voltar
Sem comentários

Comente