Maçã e Produtos da Maçã na Lista dos Alimentos Mais Recomendados em 1999

Maçã e Produtos da Maçã na Lista dos Alimentos Mais Recomendados em 1999

A maçã é um dos alimentos ricos em fitoquímicos ricos mais insistentemente recomendados para o consumo em 1999, de acordo com a Dra. Bárbara Levine do Centro de Informações Nutricionais do Centro Médico de Cornell. Fitoquímicos são elementos de ocorrência natural em alimentos tais como frutas, vegetais, grãos, sementes, raiz de alcaçuz, soja e chá verde. Há mais de 3.000 tipos de fitoquímicos, sendo que aqueles responsáveis pela pigmentação, sabor e cheiro das plantas têm a peculiaridade de serem significativamente benéficos à saúde humana. Muitos pesquisadores acreditam que eles reduzem o risco de ocorrência de várias doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas e câncer. Maçã, suco de maçã e purê de maçã contém uma larga quantidade de flavanoides e outros compostos fenólicos que são conhecidos pela forte propriedade antioxidante. Os flavanóides têm demonstrado atuarem eliminando os efeitos das lipoproteínas de baixa densidade (mau colesterol). A maçã e suco de maçã são excelentes à saúde do coração devido às propriedades antioxidantes associadas aos compostos fenólicos encontrados na fruta.

Os índices de acidentes coronários são maiores entre aqueles cuja dieta engloba baixos níveis de flavanoides. Os flavanoides encontrados na maçã também contribuem na prevenção do câncer. Um estudo recente conduzido na Finlândia concluiu que os flavanoides da maçã apresentaram o mais impressionante desempenho na redução dos riscos de se desenvolver câncer de pulmão, que é de 58%, ou seja, aqueles que ingerirem flavanoides regularmente, terão 58% menos chance de desenvolver aquela doença. Quercetin, um tipo de flavanoides encontrado largamente em maçã e suco de maçã, foi a fonte de 95% do total de flavanoides ingeridos pela população estudada. Os pesquisadores concluíram que quanto mais maçã se consumiu, menor foi a ocorrência de câncer de pulmão e outras doenças malignas como câncer de pele e de cólon.

Outros alimentos recomendados enfaticamente incluídos no relatório do The Nutrition Information Center foram: frutas/sucos cítricos, crucíferas (tais como brócolis, repolho, couve-flor e couve-de-bruxelas), alho e tomate. Com relação à maçã e suco de maçã, o relatório concluiu que, “flavanoides de uma maçã ou de um copo de suco de maçã todo o dia, realmente manterão o médico longe” (Nutrition Information Center, 13 de janeiro de 1999).

Fonte: Processed Apples Institute www.appleproducts.org – 29/11/2001
O Processed Apples Institute é uma associação internacional de produtores de derivados do processamento de maçã envolvendo também empresas fornecedoras de matéria-prima ou que prestam serviços ao Instituto.
Tradutor ABPM: Moisés Lopes de Albuquerque

 



← Voltar
Sem comentários

Comente