Suco de Maçã é um Bom Antídoto para uma Dieta de Alta Gordura

Suco de Maçã é um Bom Antídoto para uma Dieta de Alta Gordura

ATLANTA (15 de abril de 1999) – Uma nova descoberta científica da Universidade da Califórnia – Davis (UC – Davis), deu ao famoso e antigo adágio: “uma maçã ao dia mantém o médico longe” a fundamentação científica de que necessitava e que os pais sempre souberam, mas não podiam provar. A pesquisa da Universidade revelou que maçã e o suco de maçã contêm compostos benéficos à saúde que são tudo o que o médico ordenaria ao paciente a fim de se atingir o balanço aos alimentos “não tão saudáveis” que alguns americanos, particularmente crianças, estão ingerindo.

A fundamentação da pesquisa será apresentada na “Experimental Biology ‘99” o encontro da Federation of American Societies for Experimental Biology (FASEB) – Federação das Sociedades Americanas para Biologia Experimental, em Washington, D. C, em 20 de abril. A pesquisa também foi publicada na edição de 16 de abril da Life Sciences (um jornal biomédico internacional distribuído entre mais de 30.000 pesquisadores em todo o mundo.)

O pesquisador líder da UC-Davis (Universidade da Califórnia de Davis) Eric Gershwin, disse: “ficamos particularmente animados com a nossa pesquisa porque descobrimos que a quantidade de fitonutrientes em suco de maçã e sua atividade antioxidante são expressivas. Na verdade se você sair e pedir um hambúrguer, beber suco de maçã ou outra bebida rica em fitonutrientes ao invés daquelas bebidas tradicionais, contribuirá para proteger o seu corpo contra a gordura do próprio hambúrguer.

A razão para o ânimo do Dr. Gershwin? Este é o primeiro estudo nos Estados Unidos que revela que suco de maçã contém muitos dos fitonutrientes identificados que são ditos indispensáveis à boa saúde. A pesquisa confirma que o suco de maçã pode encabeçar a lista de frutas e vegetais que são chaves na alimentação de crianças e todos os consumidores de maneira geral.

“Os consumidores têm ouvido muito a respeito dos fitonutrientes recentemente. E estão ouvindo por uma boa razão, haja vista que a muitos destes compostos vegetais são atribuídas propriedades preventivas de doenças. O que nossa pesquisa demonstrou foi que as pessoas podem agregar suco de maçã na lista de frutas e vegetais que são bons a elas porque claramente contêm uma quantidade significante destes componentes vegetais” disse Gershwin.

No estudo a equipe de pesquisa da UC-Davis revela que tanto suco de maçã como maçãs frescas contém parcelas significativas de fitonutrientes que atuam decisivamente na manutenção e promoção da boa saúde. De acordo com a pesquisa publicada, primeiramente os pesquisadores identificaram numerosos fitonutrientes nos compostos de maçã e suco de maçã, muitos dos quais são conhecidos por terem efeitos positivos nos processos de doenças. Após esta primeira fase eles determinaram que estes alimentos podem também obstruir a oxidação do mau colesterol (lipoproteínas de baixa densidade ou LDL), um processo que pode levar ao desenvolvimento de doenças cardíacas.

Utilizando o colesterol LDL extraído do sangue de indivíduos com níveis normais de colesterol, os pesquisadores descobriram que a maçã e seus derivados retardam significativamente o processo de oxidação. Com relação às doenças cardíacas, acredita-se que a oxidação é um evento chave que leva à formação de placas nas artérias que pode culminar com a obstrução e finalmente com a doença cardiovascular. O efeito antioxidante dos fitonutrientes da maçã foi separado e distinguido do efeito antioxidante geralmente associado à vitamina C (visto que muitos sucos de maçã possuem vitamina C adicionada.)

“Há expressiva evidência científica que os processos de oxidação desempenham um papel fundamental em muitas doenças crônicas, entre elas doenças cardíacas e câncer. O fato de estes alimentos populares possuírem potencial antioxidante é muito importante em termos de prevenção de doenças crônicas”, de acordo com a pesquisadora de nutrição e alimentação da UC-Davis, Dianne Hyson, mãe de duas crianças.

“Sendo mãe de duas garotinhas que realmente gostam de suco de maçã, sinto-me bem por elas virem tomando suco integral de maçã sabendo dos benefícios à saúde existentes e que não conhecíamos no passado. Sabemos também que os processos que culminam a muitas doenças sérias iniciam em fase adiantada da vida, por isso jamais será cedo demais para ensinar as crianças a consumirem alimentos que são conhecidos por promoverem a boa saúde, tanto agora como no futuro”.

Outros estudos realizados fora dos Estados Unidos e publicados nos últimos dois anos, revelaram que os fitonutrientes da maçã estão relacionados à queda do risco de ocorrência de doenças cardíacas e câncer de pulmão. Especificamente dois estudos de pesquisas epidemiológicas realizadas na Finlândia, demonstraram que os fitonutrientes da maçã contribuem para a redução do risco de ocorrência das citadas doenças.

“Suco de maçã, maçã e derivados têm função fundamental em uma dieta saudável. Por décadas, senão centenas de anos, estamos dizendo que comer maçã mantém a nossa saúde” afirma Sue Taylor, R. D., diretor de comunicações de nutrição do Processed Apples Institute. “Agora a ciência está descobrindo que os compostos benéficos à saúde não estão apenas nas maçãs, mas no suco de maçã também.”

Taylor observa ainda que são estes importantes componentes da fruta que fazem do suco de maçã “uma porção de fruta” (3/4 de um copo equivale a uma porção) de acordo com Pirâmide Guia Alimentar do USDA e a nova versão da Pirâmide desenvolvida para crianças. Qualquer produto rotulado como “suco de maçã” não contém açúcar adicionado e é suco integral. Conforme uma pesquisa nacional (EUA), a maioria dos pediatras concorda que uma porção de suco integral de fruta que contenha açúcar natural (da própria fruta) é melhor que uma “bebida vinda de frutas”, a qual tenha sido adicionado açúcar.

Fonte: Processed Apples Institute www.appleproducts.org – 29/11/2001
O Processed Apples Institute é uma associação internacional de produtores de derivados do processamento de maçã envolvendo também empresas fornecedoras de matéria-prima ou que prestam serviços ao Instituto.
Tradutor ABPM: Moisés Lopes de Albuquerque

 



← Voltar
Sem comentários

Comente