| Voltar |
|
Maçã Ciência e Saúde Maçã e Produtos da Maçã na Lista dos Alimentos Mais Recomendados em 1999 |
|
Os índices de acidentes coronários são maiores entre aqueles cuja dieta engloba baixos níveis de flavanoides. Os flavanoides encontrados na maçã também contribuem na prevenção do câncer. Um estudo recente conduzido na Finlândia concluiu que os flavanoides da maçã apresentaram o mais impressionante desempenho na redução dos riscos de se desenvolver câncer de pulmão, que é de 58%, ou seja, aqueles que ingerirem flavanoides regularmente, terão 58% menos chance de desenvolver aquela doença. Quercetin, um tipo de flavanoides encontrado largamente em maçã e suco de maçã, foi a fonte de 95% do total de flavanoides ingeridos pela população estudada. Os pesquisadores concluíram que quanto mais maçã se consumiu, menor foi a ocorrência de câncer de pulmão e outras doenças malignas como câncer de pele e de cólon. Outros alimentos recomendados enfaticamente
incluídos no relatório do The Nutrition Information Center foram: frutas/sucos
cítricos, crucíferas (tais como brócolis,
repolho, couve-flor e couve-de-bruxelas), alho e tomate. Com relação
à maçã e suco de maçã, o relatório concluiu que, “flavanoides de uma
maçã ou de um copo de suco de maçã todo o dia, realmente manterão o
médico longe” (Nutrition Information Center, 13 de janeiro de 1999). |
| O Processed Apples
Institute é uma associação internacional de produtores de derivados
do processamento de maçã envolvendo também empresas fornecedoras de
matéria-prima ou que prestam serviços ao Instituto. |
| Tradutor
ABPM: Moisés Lopes de Albuquerque |