Sobre a ABPM

A Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) foi criada em Porto Alegre, em 31 de janeiro de 1978. Na época em que foi fundada, cerca de 95% das maçãs ingeridas pelo brasileiro eram importadas. Isso tornava o consumo da fruta elitizado e implicava também na transferência de muitas riquezas para o exterior, já que, em relação à importação de alimentos, apenas o trigo superava a maçã.

Os objetivos da ABPM desde então consistem em: estimular a pesquisa para o desenvolvimento de pacotes tecnológicos para produção de maçã dentro das condições climáticas brasileiras; fomentar o investimento na implantação de pomares e packing-houses (espaços para processamento e embalagem pós-colheita); promover e popularizar o consumo da maçã nacional no Brasil.

Depois de quase 40 anos, o Brasil possui cerca de 33 mil hectares de pomares de maçã, uma produção anual próxima a 1,35 milhões de toneladas, com geração de R$ 6 bilhões em riquezas para o País e mais de 150 mil empregos diretos e indiretos. Atualmente, a cada dez maçãs consumidas no Brasil, nove são nacionais. A fruta é a terceira de maior consumo no País, de acordo com o IBGE.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o Brasil está entre os 12 maiores produtores de maçã do mundo. De grande importador que éramos quando a ABPM foi fundada, passamos a ser um grande exportador – chegamos a exportar anualmente para mais de 40 países.

Desde 1992, a sede da ABPM está localizada em Fraiburgo (SC). A instituição possui em seu quadro de associados e diretores produtores fraiburguenses, de São Joaquim (SC), de Vacaria (RS) e de Palmas (PR).