Maçã do Amor

Maçã do Amor

Esta é uma receita do site Panelinha: https://www.panelinha.com.br/receita/Maca-do-amor

INGREDIENTES

  • 5 maçãs fuji pequenas
  • 2 xícaras (chá) de açúcar cristal
  • ⅓ de xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de vinagre
  • 5 ramas de canela
  • óleo para untar a assadeira

MODO DE PREPARO

  1. Lave e seque bem as maçãs. Espete uma rama de canela em cada uma e reserve (se preferir, utilize palitos de sorvete). Atenção: as maçãs devem estar em temperatura ambiente, se estiverem geladas ou frias podem umedecer o caramelo.
  2. Unte uma assadeira com óleo e reserve – ela vai servir de base para apoiar as maçãs do amor enquanto secam.
  3. Numa panela pequena, coloque água até metade do volume. Encaixe uma tigela de vidro refratário (ou inox) sobre a panela e leve ao fogo baixo – eles vão ser usados para o banho-maria.
  4. Em outra panela pequena, misture delicadamente o açúcar, a água e o vinagre. Cuidado para, na hora de misturar, não espirrar nenhuma gotinha do líquido na lateral da panela (caso contrário, essas pequenas gotinhas podem queimar e amargar a receita).
  5. Leve a panela com o açúcar ao fogo médio. A partir deste momento não mexa mais a calda para evitar que ela cristalize. Assim que começar a ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por mais 15 minutos até atingir o ponto de bala dura – neste ponto as bolhas da calda demoram mais para estourar e a espuma da superfície atinge um tom dourado. Para verificar o ponto: com uma colher de chá, retire uma porção da calda e transfira para um copo com água, você vai ouvir um estalinho e a calda vai endurecer rapidamente como uma bala.
  6. Assim que atingir o ponto, desligue o fogo e transfira a calda com cuidado para a tigela reservada do banho-maria – assim a calda demora mais para endurecer. Misture a calda com uma colher para eliminar as bolhas.
  7. Para caramelar as maçãs: segure a maçã pela rama de canela e mergulhe na calda; gire para cobrir toda a superfície e deixe escorrer bem o excesso; transfira para a assadeira untada e repita com o restante.
  8. Deixe esfriar por cerca de 15 minutos para endurecer. Sirva a seguir ou armazene individualmente em saquinhos de celofane bem fechados. As maçãs permanecem crocantes e carameladas por até 3 dias.

Fonte: https://www.panelinha.com.br/receita/Maca-do-amor



← Voltar
Sem comentários

Comentários encerrados