Conservação da Maçã Brasileira

Conservação da Maçã Brasileira

Para garantir o abastecimento do mercado durante o ano todo, as maçãs brasileiras passam por um processo de resfriamento e ficam armazenadas em câmaras a 0ºC de temperatura. Funciona assim: após a colheita, a temperatura da fruta é baixada rapidamente em um processo chamado de “pré-resfriamento. Isso reduz o processo de respiração da maçã e a perda de água, evitando que a maçã estrague.

Depois disso, os produtores armazenam as maçãs nas câmaras frias, onde além da temperatura, a atmosfera é também controlada. Periodicamente, os equipamentos de refrigeração e de controle de gases são observados para garantir que as frutas estejam em perfeitas condições de consumo no momento da distribuição.

A cada mês é feita uma análise laboratorial de amostras para avaliar a condição das maçãs de cada lote, determinar o período de conservação e a qualidade interna e externa das frutas. Outro fator importante neste período é a análise dos minerais, que leva os produtores a tomarem decisões importantes sobre o tempo ideal de armazenamento (curto, médio, longo prazo ou comercialização imediata).

Viu só? Com as informações registradas e os devidos cuidados garantidos, a maçã brasileira estará sempre fresquinha e pronta para abastecer o mercado durante todos os meses do ano, mesmo que esteja fora do seu período de safra.



← Voltar
Sem comentários

Comente