Os Idosos muito Contribuíram à Sociedade e Devem Ser Amados, Valorizados e Respeitados

Os Idosos muito Contribuíram à Sociedade e Devem Ser Amados, Valorizados e Respeitados

Terezinha Gonçalves é cuidadora de idosos há mais de 10 anos, em Fraiburgo (SC), a “Terra da Maçã”.

Há 10 anos (artigo do e-book Uma Vida Saudável: corpo, mente e alma, 2020, Clube da Maçã Brasileira) acompanhei uma senhora para fazer cateterismo em hospital da região de Curitiba/PR, e lá vi idosos que foram levados para tratamentos e abandonados pela família. Então pude sentir a falta de amor que sofrem as pessoas nessa fase da vida. Foi nesse momento que meu coração encontrou a vocação de cuidadora. Trabalhar com os idosos é minha paixão. Amo o que faço.

Idosos são deixados de lado pelas pessoas mais jovens e considerados um peso para a família, sociedade, governantes. Alguém que não produz e só dá trabalho e gastos. Como cuidadora tenho o dever de cuidar, entender e proteger meus pacientes mas, tenho também o privilégio de aprender com quem muito já viveu e tem sempre muito a ensinar!

Em meu ponto de vista os idosos têm sempre suas razões, temos que entendê-los e, assim como todas as pessoas, eles têm direitos e obrigações. Eles devem ter qualidade de vida, saúde, boa alimentação, e também respeito e amor. O amor é essencial e a boa convivência com familiares faz parte disso. No decorrer desses anos já vi filhos, netos e outros parentes deixarem de lado um idoso, tanto por falta de tempo, quanto por falta de afeto.

A saúde do idoso muitas vezes é precária. É comum uma pessoa idosa receber um salário mínimo mensal e ter que sobreviver com isso, tendo gastos com a alimentação, médicos, exames, roupas, remédios entre outras coisas básicas que o salário não comporta e, assim, não pode ter um cuidador para ajudá-lo. Mesmo que seja uma necessidade que todos os filhos se unam para pagar um cuidador, muitas vezes isso não acontece. Já, em outros casos, os familiares pagam um cuidador, tendo ou não o acompanhamento contínuo da família em sua rotina.

Os idosos muito contribuíram à sociedade e devem ser amados, valorizados e respeitados, com todos seus direitos garantidos.

O cuidador precisa estar ciente de que seu paciente, além de total atenção, necessita de boa alimentação, rica em proteínas, cálcio, ferro, entre outras vitaminas. Comida feita no dia. Caso ele não tenha vontade de comer é importante ter paciência e suprir com outras coisas, sem deixar de ser alimentado.

  • Higiene Pessoal: não raro o idoso faz uso de fraldas e o banho diário é essencial para que não fique molhado por muito tempo, pois sua pele fica mais fina e sensível e o contato com a urina e fezes pode ocasionar assaduras e escarras.
  • Frio: os idosos ficam gripados e são atingidos por pneumonias com mais facilidade, o que pode gerar uma infecção grave e levar o idoso à morte.
  • Quedas: devido à dificuldade dos movimentos e fragilidade dos ossos, é possível cair facilmente e ter que ficar acamado por longo tempo, ou até anos, dependendo da gravidade do caso. Uma casa que tenha um ou mais idosos precisa estar preparada para que eles tenham livre acesso aos cômodos.

Todos precisamos nos preparar para esta fase da vida, com cuidados que nos ajudem a envelhecer melhor, mas, independentemente disso, quando a idade chegar, vamos necessitar de cuidados e ter alguém ao nosso lado. A família deve estar preparada. Os idosos muito contribuíram à sociedade e devem ser amados, valorizados e respeitados, com todos seus direitos garantidos.

Nota: artigo integrante do E-Book: Uma Vida Saudável: corpo, mente, alma da ABPM Clube da Maçã Brasileira



← Voltar
Sem comentários

Comente