Dr. José Luiz Petri Receberá Título de Cidadão Honorário de Fraiburgo – SC

Dr. José Luiz Petri Receberá Título de Cidadão Honorário de Fraiburgo – SC

Aprovado o projeto do decreto legislativo que concede o título de Cidadão Honorário de Fraiburgo ao Dr. José Luiz Petri, um ícone da produção de maçãs do Brasil e do mundo, cujo trabalho e dedicação contribuíram fundamentalmente para que o Brasil atingisse o status de um dos principais produtores mundiais da fruta, tendo esta exitosa história iniciado justamente no Município de Fraiburgo/SC.

Esta homenagem significa muito ao Dr. José Luiz Petri e mais ainda a nós, produtores de maçãs.

Veja abaixo o projeto aprovado pelo Poder Legislativo do Município:

“José Luiz Petri, é uma personalidade da fruticultura brasileira, natural de Santa Maria – RS, teve os primeiros contatos com os pomares de maçã de Fraiburgo, onde o Sr. Roger Biau lhe deu as primeiras orientações sobre a cultura da macieira. A partir de 1971 iniciou as pesquisas com a fruticultura, quando passou a atuar também com maior frequência na região de Fraiburgo com a cultura da maçã e outras espécies.

Petri formou-se Engenheiro Agrônomo e fez mestrado em Fruticultura de Clima Temperado, fez várias viagens de estudos à Europa, aos Estados Unidos, à Argentina, à Nova Zelândia, aos países da América do Sul, ao Japão e à África do Sul; participou ativamente do desenvolvimento da cultura da macieira no Brasil.

Ao integrar a equipe de pesquisadores da Empasc e da Embrapa, em Videira, na década de 70, trouxe consigo o senso de desenvolver pesquisa de demanda dos produtores para promover o desenvolvimento da Fruticultura. Sua experiência na assistência técnica certamente o ajudou na escolha de um estilo de trabalho sempre conectado com os técnicos de extensão e produtores.

José Luiz Petri foi responsável por desenvolver tecnologia da produção de frutas temperadas em regiões sub-tropicais o que possibilitou o desenvolvimento da cultura da macieira em regiões de clima ameno, como São Paulo, Minas Gerais, Paraná e até mesmo na Bahia. Pelo lançamento da cultivar de macieira Fuji Suprema, clone hoje mais plantado do grupo Fuji no Brasil. Responsável pela técnica de manejo de colheita da macieira, com escalonamento de colheita. Introdução de diversas técnicas na cultura da macieira visando melhoria da produtividade, qualidade e competitividade do setor. Assim, sua carreira se destaca pela assistência técnica, treinamentos de técnicos e produtores além do desenvolvimento de pesquisas. Petri soube interagir com vários grupos de pesquisadores do Brasil e do exterior e com os produtores de maçãs para aprimoramento de seu conhecimento e de seus projetos pesquisas e para difundir os conhecimentos aos produtores e técnicos. Sua permanência por tantos anos no interior, onde o fruticultor está, revela que seu trabalho tem sido por gosto e paixão. Suas pesquisas se concentraram com macieiras, mas contribuíram em pesquisas com várias outras espécies como pereira, pessegueiro, ameixeira, etc. Estudou várias áreas da cultura da macieira: Crescimento e desenvolvimento das macieiras; Fenologia (dormência, florescimento, frutificação, desenvolvimento dos frutos, etc); Poda e condução das plantas; Manejo das plantas por reguladores de crescimento; Efeitos de condições climáticas sobre o desenvolvimento das plantas; Polinização; Pesquisas para aumento da frutificação efetiva pelo aprimoramento da polinização e uso de nutriente. Algumas contribuições se destacam pelo grande impacto no desenvolvimento da pomicultura no Brasil e consequências econômicas e sociais: Desenvolvimento da tecnologia para quebra de dormência de macieiras. De acordo com o Sr. Petri, as cultivares de macieira da época não conseguiam chegar a uma alta produtividade, pois o clima não possuía o frio necessário. Então desenvolveram o início do trabalho da quebra de dormência para melhorar brotação, produtividade, buscando essa tecnologia em Israel.
E todos são unânimes em dizer, que sem o desenvolvimento da tecnologia para quebra de dormência de macieiras, não haveria no Brasil produção de maçãs em escala industrial.

Ao todo são 51 anos ligados ao setor da fruticultura brasileira, sendo um dos nomes mais importantes, e dentre tantas atividades para o desenvolvimento de tecnologias e cultivares, se destacou pela maçã Fuji Suprema, sendo a cultivar da Fuji mais plantada em todo o Brasil”.

Fonte: https://www.camarafraiburgo.sc.gov.br/camara/conteudo/noticias/0/1/2021/1171



← Voltar
Sem comentários

Comente