Estudo examina os efeitos de uma dieta saudável no declínio cognitivo na terceira idade

Estudo examina os efeitos de uma dieta saudável no declínio cognitivo na terceira idade

(Tradução – Google)

Uma dieta saudável pode contrariar o declínio cognitivo na idade avançada. Essa constatação é, de acordo com o auxiliar de serviços de informação, resultado de um estudo canadense.
Os cientistas tem dados de dois estudos reavaliando o efeito de anti-hipertensivos, onde cerca de 28.000 pessoas de 40 países estiveram envolvidos. Os participantes de 55 anos que sofrem de doença cardíaca ou tiveram um risco aumentado de diabetes participaram de exames médicos e questionários sobre informações de seus estilos de vida e hábitos alimentares. Uma dieta saudável foi definida como uma dieta rica em frutas, legumes, nozes, proteína de soja, cereais integrais, e relativamente mais peixe do que carne. Como pouco saudável  ficou o consumo excessivo de alimentos fritos e álcool.
As habilidades mentais foram avaliadas usando um Exame de Estado Mental – um teste comum para diagnosticar a demência e mal de Alzheimer em idosos. Em um período de cerca de cinco anos, uma diminuição em faculdades mentais foi encontrada em 4699 casos.
As pessoas que tiveram uma alimentação saudável, tiveram um risco 24% menor de declínio cognitivo em comparação com indivíduos com uma dieta pouco saudável. Obviamente, uma dieta equilibrada reduz o risco de déficit de atenção e perturbações da memória. Os resultados foram independente do peso corporal e a atividade física. No entanto, o impacto positivo também poderia ser devido à ingestão de calorias reduzidas, salientam os pesquisadores.
Uma dieta equilibrada protege o espírito de muitas maneiras. De modo que o corpo tenha nutrientes para a regeneração dos nervos, tais como de vitaminas B e vitamina C, em quantidades suficientes. Alimentos ricos em potássio, como frutas e vegetais podem reduzir a pressão arterial e o risco de acidente vascular cerebral. Relações exatas a serem exploradas em estudos posteriores.


← Voltar
Sem comentários

Comente