Maçã e banana estão entre as frutas preferidas pelas crianças

Maçã e banana estão entre as frutas preferidas pelas crianças

Um estudo norte-americano recente revelou que quase 20% do público infantil e adolescente gosta de maçã. A banana ficou em segundo lugar, com 6,8% dos votos. No Brasil, o resultado é invertido.
Por Cris Marangon 
Melancia, uva, laranja… Qual é a fruta preferida do seu filho? Um estudo publicado recentemente na revista Pediatrics revelou que, quando se trata de comer frutas, a maçã é a campeã entre as crianças e adolescentes norte-americanos. Os pesquisadores analisaram as respostas de um questionário sobre hábitos de nutrição, realizado anualmente nos Estados Unidos.
O material continha dados sobre 3 mil pessoas, com idades entre 2 e 19 anos. Quase 20% do total de frutas consumidas pelo público dessa faixa etária é representado pela maçã. A banana ficou em segundo lugar, com 6,8% do consumo total de frutas. Aqui no Brasil, a preferência é invertida. O resultado de uma enquete no Facebook entre os leitores da CRESCER mostrou que a grande vencedora foi a banana, com 54% dos votos. A maçã veio em segundo lugar, com 15%.
Ótimos hábitos
O resultado reflete bons hábitos alimentares no que diz respeito às frutas, pois a banana é rica em fibras, além de ser fonte de potássio e de vitaminas A e C, por exemplo. A maçã também é rica em fibras e tem vitaminas e sais minerais, como cálcio, fósforo e potássio. Após o período de aleitamento exclusivo, até o 6º mês de vida do bebê, as famílias começam a introduzir as papas de legumes e as frutas na alimentação. Em geral, os pediatras sugerem iniciar com justamente com banana, maçã, mamão e pera.
Apesar da recomendação médica, isso não quer dizer que elas são melhores. “Trata-se apenas de uma facilidade para encontrá-las”, conta o pediatra e nutrólogo Rubens Feferbaum, que também é professor de pediatria da Universidade de São Paulo (USP). “Sabemos que esse quadro pode variar de acordo com cada região do país. No Nordeste, por exemplo, o açaí pode ser mais ofertado às crianças do que outras frutas”, diz.
Na hora do consumo, o alimento in natura é a melhor pedida. Para isso, vale sempre verificar o grau de maturação (ninguém quer comer frutas verdes ou passadas, não é?), lavar muito bem todas as que são consumidas com casca e tirar o caroço daquelas que tiverem. Para as mais moles, como o mamão e a banana, basta cortar em pequenos pedaços, amassar ou raspar.
Nesse mesmo estudo, os pesquisadores descobriram que crianças e adolescentes comem, em média, pouco menos de uma xícara e meia de fruta por dia. A recomendação dos nutricionistas é a de que cada pessoa consuma cinco xícaras diárias de frutas, legumes e verduras, sendo três delas de frutas.


← Voltar
Sem comentários

Comente