Ao Mestre com Carinho: a Maçã como Presente

Ao Mestre com Carinho: a Maçã como Presente

Já que hoje é o dia do professor, resolvi pesquisar um tema que sempre me despertou curiosidade: a maçã como presente ao mestre.

Eu mesma quando fui professora universitária ganhei uma maçã de um aluno. Achei o gesto super simpático e querido.

Existem várias teorias que explicam essa história, algumas relacionadas à simbologia do saber e outras às remunerações dos professores desde os séculos passados.

A primeira delas fala que a maçã simboliza o conhecimento, pois quando cortada em duas partes, se visualiza um pentagrama que é o símbolo do saber.

Avançando um pouco mais, podemos pensar na representação de Adão e Eva na literatura cristã, sobre a sede do conhecimento, o questionamento do indivíduo e o desejo de respostas.

Desse modo, podemos ver a teoria do saber, como o desejo do aluno em adquirir o aprendizado através do professor, e não só como uma forma de agradá-lo.

Mais um tema sobre o conhecimento relaciona-se à história de Newton e a gravidade. Mito ou verdade, já que a maçã caiu sobre a cabeça do cientista e tal fato o fez descobrir o conceito de gravitação universal, presentear o professor com a fruta seria bem apropriado, não acham?

Também fala-se da teoria sobre as remunerações dos professores. Diz-se que o hábito de presentear com a maçã surgiu no século 16, na Europa, pois os salários dos mestres eram baixos e assim os pais agradeciam o profissional com frutas e flores. Ei! Parece que esse fato não mudou nadinha nos dias atuais. A classe continua super desvalorizada em termos financeiros.

No meu ponto de vista, a maçã é uma fruta muito apetitosa e nutritiva, e ainda de fácil consumo. Então, entregar uma maçã ao professor pode ser o símbolo de desejar que o professor tão querido tenha uma boa saúde e se alimente bem. Não é mesmo?

Deixo aqui os meus votos de parabéns a todos os professores que ensinam não só com a mente, mas também com o coração.

Fonte: https://blogdamimis.com.br/2012/10/15/ao-mestre-com-carinho-a-maca-como-presente/



← Voltar
Sem comentários

Comente