24 jul Produzir e alimentar é nossa vocação
A produção da maçã brasileira exige dedicação dos produtores o ano todo. As atividades no campo e nas estações de condicionamento seguem regularmente para garantir a produção da fruta e o abastecimento do mercado.
Cada fase de produção e estação apresenta sua demanda que despende mão de obra, assistência técnica especializada, emprego de tecnologia, maquinário e ferramentas.
Outono: o trabalho no campo é de limpeza e conservação dos pomares e as atividades mais intensas permanecem na estação de condicionamento, onde as maçãs são levadas logo após a colheita, armazenadas em câmaras frigoríficas, embaladas e destinadas ao consumidor.
Inverno: as macieiras precisam do frio. A temperatura abaixo de 7,2°C por, pelo menos, 700 horas, é essencial para que a árvore entre em dormência para se preparar para a próxima safra. Nesta época também é feita a poda da macieira.
Primavera: o cuidado é com a florada, quando as abelhas fazem o trabalho de polinização das flores que darão origem aos frutos, e, com a frutificação, é preciso fazer o raleio para que as maçãs tenham espaço para crescer.
Verão: os frutos estão prontos para a colheita. É a época de trabalho mais intenso e muita mão de obra é contratada para auxiliar, gerando assim milhares de empregos.
Sem comentários