Discurso Abertura Cerimônia Homenagem Roger Biau, 16/07, Fraiburgo

Discurso Abertura Cerimônia Homenagem Roger Biau, 16/07, Fraiburgo

Pierre Nicolas Pérès
Presidente ABPM

Roger Biau, Pai da Maçã no Brasil se despede do País e recebe a homenagem da ABPM a quem dedicou 50 anos à produção da Maçã Brasileira.

Sr. Roger deixará muitas lembranças e saudades por aqui.
Os produtores de maçã querem dizer Muito Obrigado Sr. Roger por todos estes anos passados em prol da malei cultura brasileira.
Roger Biau nasceu em 1930 na Argélia, que naquela época era um departamento francesa.
Formado em agronomia e especialista em Frutas de Clima Temperado na França
Roger era diretor técnico de um grupo francês em viti-fruticultura, o grupo Evrard-Mahler, quando o Sr. René Frey buscou a ajuda deste grupo na Argélia para criar uma fruticultura de clima temperada em Fraiburgo, a partir deste primeiro contato se criou mais tarde a sociedade “SAFRA” formada pelo grupo Evrard-Mahler e o grupo Frey, proprietário de terras na região de Fraiburgo onde funcionava uma importante serraria.
Coube a Roger de desenvolver por conta desta sociedade, de implantar em Fraiburgo uma fruticultura moderna de clima temperado. Roger avaliou as enormesdificuldades tanto materiais como técnicas que iria encontrar para tentar implantar uma fruticultura moderna de clima temperado num clima tropical, mas para ele, se apresentava uma oportunidade profissional única.   
Faltava convencer a esposa, já com duas filhas de dois e três anos, para deixar a França, a família, as facilidades e a qualidade de vida que tinham, não foi fácil.   Roger iniciava a missão de sua vida, introduzir no pais uma fruticultura de clima temperada.
Na época, ninguém sabia quais espécies de fruta, quais variedades poderiam ter bom comportamento no Brasil, e foi dado para Roger carta branca para tentar implantar este projeto. Então, um ano antes de vir para o Brasil foi preparado na França, uma primeira coleção de diversas espécies, incluindo a macieira, e Roger chegou em Fraiburgo junto com a primeira coleção no dia 11 de Julho de 1963. Não tendo câmara fria, as mudas foram enterradas na sombra do mato mais frio da região.
Preparado o terreno, foi instalado em Novembro de 1963 o primeiro pomar experimental. Com muitas dificuldades. Roger nem sabia falar português.
Todas as atividades desenvolvidas eram iniciadas pelo próprio Roger: preparação do terreno, marcação do pomar, preparação das covas, preparação das mudas, plantio com todos os cuidados necessários, podas, enxertias. Roger ensinava só mostrando e repetindo para o pessoal, a maioria formada só para derrubar e cortar árvores. Foi muito difícil.
Assim se iniciou um longo período de 12 anos de experimentos. Fato, certamente inédito no mundo, foi à instalação de um pomar experimental de tal importância, cobrindo 42 hectares de fruta de clima temperado em clima tropical, com todas as iniciativas e todas as despesas feitas por um grupo privado.  Foram dez importações seguidas provenientes do maior e melhor viveiro da Europa, os viveiros do francês Georges Delbard, totalizando 525 variedades e 80 tipos de porta-enxertos do melhor material vegetal de todas as variedades comerciais de fruta de clima temperado existentes no mundo, onde foram realizadas milhares de combinações: preparo e correção do solo, combinações de cada variedade com diversos porta-enxertos, várias conduções da árvore, diferentes tipos de poda, adubações, etc, etc, etc…
Todos os especialistas em frutas de clima temperado convidados de diversas regiões do mundo foram unânimes em dizer que era o maior experimento de iniciativa privada conhecida desta escala no mundo.
Foi em 1968 que Roger chegou a primeira conclusão: a espécie que tinha as melhores condições de sucesso, em grande escala, era a macieira. Daí os experimentos continuaram mais focados na macieira. Das 525 variedades experimentadas faziam parte 165 variedades de maçã. E foi em 1975, depois de 12 anos de experimentos e despesas enormes, que chegaram as últimas conclusões: confirmada a espécie macieira, e das 165 variedades experimentadas se destacaram Gala, Golden e Fuji. Golden não agradou o consumidor. Ficaram Gala e Fuji, duas variedades novas na época, duas variedades ainda hoje sendo as principais cultivadas no Brasil e apreciadas pelo consumidor no mundo inteiro.  Disse Roger: “foi uma sorte grande e ajuda de Deus, de ter selecionado justamente estas duas excelentes cultivares, na época pouco conhecidas e pouco divulgadas, e hoje as mais apreciadas e mais procuradas no mundo inteiro. 
Em 1975, Roger considerou que sua missão tinha sido cumprida. Mas ai iniciou outra missão: plantar 1.000 hectares de macieiras para o grupo e divulgar o seu conhecimento e sua experiência.
Roger naturalizou-se brasileiro, junto com a esposa e as duas filhas. Roger foi convidado por autoridades, prefeituras, e futuros fruticultores interessados e percorreu durante muitos anos os três estados Sul do Brasil, fazendo palestras, instalando pomares experimentais nas prefeituras, iniciando instalação de pomares de novos fruticultores, também trabalhando junto com os pesquisadores das estações de São Joaquim, Caçador, Pelotas e Curitiba.
Roger Biau recebeu muitas homenagens, das quais podemos destacar:
1º – Título de Cidadão Fraiburguense, logo depois do Padre BiagioSimonetti, em 1971;
2º – Participação na instalação do “PROFIT” em 1970, e assistência técnica ao Programa de Fruticultura de Clima Temperado no estado de Santa Catarina;
3º – Medalha Monumento Nacional ao Imigrante, recebida da prefeitura de Caxias do Sul, em 1973;
4º – Homenagem e agradecimentos da Prefeitura de Vacaria, em 1976;
5º – Homenagem e Agradecimentos da Prefeitura de Palmas, Paraná, em 1978;
6º – Homenagem e Agradecimentos da Prefeitura de Guarapuava, Paraná, em 1978;
7º – Primeiro Prêmio de Integração Conesul (os três estados do Sul do Brasil), uma homenagem da “Câmara Internacional de Pesquisas e Integração Social”. Prêmio recebido em 1990, junto com outro Catarinense, o Governador CasildoMaldaner.
8º – Homenagem do ENFRUT (Encontro Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado) pelo “pioneirismo e pelos relevantes serviços prestados à Fruticultura brasileira”;
9º – Colaboração nas estações experimentais de Videira, Caçador e São Joaquim, e doação para aquelas estações parte da coleção das 525 cultivares de Frutas de Clima Temperado recebidas e experimentadas em Fraiburgo;
10º – Roger foi o primeiro professor a dar aulas de fruticultura no curso técnico em agropecuária criado em Fraiburgo.
Fato relevante: de todas estas assistências técnicas, palestras, cursos, visitas realizadas onde Roger era convidado, toda esta colaboração, participação na instalação de uma fruticultura moderna no Sul do Brasil, Roger nunca cobrou nada de ninguém. Recebia do grupo Safra, depois Agrícola Fraiburgo, e nunca aceitou remuneração alguma em troca da assistência técnica concedida aos três estados do Sul, tanto das prefeituras como de novos fruticultores.     
Todo isso não teria sido possível sem o suporte incondicional de Evelyne, suporte que teve um preço, passado 2 anos e vendo que a missão que era para ser curta ia se estender muito, Evelyne concordou em ficar se podia construir a casa de seus sonhos aqui em Fraiburgo, ela escolheu o terreno, fez os projetos junto com um arquiteto francês amigo da família e deste sonho nasceu o castelinho que foi construído com a ajuda dos sócios no meio de um terreno de 10.000m2 incluindo um bosque de araucária. Evelyne acompanhou a construção, uma verdadeira fortaleza, do primeiro até o último dia, durante 3 anos. Em 1968 o “Castelinho” estava construído e Evelyne não falava mais em ir embora.
Missão Comprida, Sr. Roger pode se orgulhar e no termino desta trajetória de vida tão rica, veio o momento de retornar as raízes, a família que ficou na França, irmãs, irmãos, filha e netos.
Mais uma vez agradecemos as pessoas que prestigiam este evento e que fizeram parte da historia da maçã. Com destaque as pessoas com quem ele trabalhou ao longo da vida, tanto na SAFRA, na Agrícola e na Pomagri.



← Voltar
Sem comentários

Comente